domingo, 19 de julho de 2015

Governo dos Açores disponível para apoiar iniciativas que promovam conhecimento dos jovens sobre a Europa

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reafirmou, na Lagoa, em S. Miguel, a disponibilidade do Governo dos Açores para “apoiar iniciativas das escolas da Região e dos seus Clubes Europeus, em especial, que constituam uma mais-valia no âmbito da formação cívica e do conhecimento dos jovens sobre a Europa”.

Rodrigo Oliveira falava no encerramento do projeto ‘Os Açores e a Europa II’, promovido pelo Clube Europeu da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, iniciativa que, pela qualidade, originalidade e envolvimento de toda a comunidade escolar, "mereceu um amplo conjunto de apoios, desde a freguesia de Água de Pau ao município da Lagoa, do Governo Regional aos dois eurodeputados dos Açores, passando ainda por privados”.

Na sua intervenção, frisou ainda o facto de este projeto resultar, “na sua maior parte, do trabalho e das iniciativas de angariação de fundos dos alunos”.

O projeto culminou com uma deslocação de 26 alunos ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, mas a sua principal mais-valia, segundo Rodrigo Oliveira, foi “aproximar os jovens da EBI de Água de Pau dos decisores políticos, através de um diálogo estruturado sobre temáticas europeias”, que se desenvolveu com a parceria do Governo dos Açores e dos deputados ao Parlamento Europeu.

Rodrigo Oliveira elogiou o trabalho de professores e alunos do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, não apenas em relação a este projeto, mas também em outras iniciativas desenvolvidas ao longo deste ano letivo, como a participação no concurso da Comissão Europeia 'Sonhar e Construir a Europa', que lhes valeu o segundo lugar e um prémio entregue no âmbito das celebrações do Dia da Europa, a 9 de Maio, no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia que contou com a presença do Comissário Europeu Carlos Moedas. 

Para Rodrigo Oliveira, trata-se de “um exemplo da proatividade da juventude açoriana, que se multiplica pelos mais de 20 Clubes Europeus e em todas as escolas da Região, que procuram, cada vez mais, aproveitar as oportunidades e os programas, quer da União Europeia, quer do Governo Regional, no âmbito da mobilidade, dos intercâmbios e da formação”.

Os alunos do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, aproveitando a deslocação a Estrasburgo, visitaram ainda a cidade de Paris e alguns dos seus principais monumentos e museus e, na paragem na capital portuguesa, a Assembleia da República.

O projeto ‘Os Açores e a Europa II’ do Clube Europeu da EBI de Água de Pau contou com o apoio do Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, e do programa Bento de Góis, da Direção Regional da Juventude (DRJ), tendo sido apresentado na sessão de encerramento o vídeo do projeto, que contou com a produção da DRJ e com a participação dos alunos, professores, decisores políticos e de toda comunidade escolar de Água de Pau.



GaCS

Sem comentários: