quinta-feira, 23 de julho de 2015

Governo dos Açores investe 15 milhões de euros em obras públicas na ilha Terceira

O Governo dos Açores vai investir um montante superior a 15 milhões de euros em obras públicas na Terceira, dando assim cumprimento ao assumido no Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), que já atingiu uma taxa de execução de 55 por cento das medidas em desenvolvimento e concretizadas, passados sete meses da sua publicação.

Os investimentos foram anunciados pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Isabel Rodrigues, na apresentação do comunicado do Conselho do Governo que decorreu em Santa Cruz das Flores, no âmbito da visita estatutária a esta ilha.

O maior investimento, em termos financeiros, é o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, no valor de nove milhões de euros, para o qual foi decidido autorizar a abertura de um concurso público para a adjudicação da empreitada de construção.

Esta infraestrutura irá contribuir para o desenvolvimento económico da ilha, permitindo criar condições privilegiadas para a transferência de conhecimento entre os organismos de ciência e de investigação e o tecido empresarial da Região e a criação de postos de trabalho qualificado em áreas científicas como a biotecnologia, a agroindústria e as indústrias culturais e criativas.

O Conselho do Governo decidiu ainda autorizar a abertura de um concurso público para a adjudicação da empreitada do Parque Multissetorial da Ilha Terceira – Ampliação do Parque de Feiras e Exposições.

O preço base é de 4,4 milhões de euros e o prazo de execução previsto é de 16 meses.

A obra, que inclui o Pavilhão Multiusos, as infraestruturas exteriores e arranjos paisagísticos, permitirá dotar a Terceira de uma importante infraestrutura de apoio à dinamização do tecido económico, contribuindo para o desenvolvimento dos diversos setores de atividade, valorizando e promovendo os produtos e serviços endógenos geradores de maior valor acrescentado e de emprego.

Na área social, o Governo decidiu autorizar a celebração de um contrato-programa, com caráter plurianual, entre a Região Autónoma dos Açores e a Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas (SPRHI), destinado a regular e a promover a construção de 22 edifícios habitacionais na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, para fins de reconversão e requalificação do Bairro de Nossa Senhora de Fátima/Bairro Joaquim Alves.

O volume de investimento associado a este contrato é de mais de 2,2 milhões de euros.

No âmbito da prossecução do processo em causa, o Governo dos Açores cumpre agora, em específico, com a terceira etapa ou subfase de requalificação daquele bairro, dando continuidade ao estabelecido na Resolução do Conselho do Governo de 23 de janeiro de 2015, bem como dando cumprimento ao assumido no PREIT.




GaCS

Sem comentários: