terça-feira, 28 de julho de 2015

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo promove em agosto oficinas de verão

A Direção Regional da Cultura, através da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove até 12 de setembro a realização de diversas oficinas de verão.

As diversas oficinas de verão, que decorrem das 14h00 às 16h00 e se destinam, mediante inscrição prévia, a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos, são orientadas por Nisa Cabral e Ana Janeiro do Couto e pretendem despertar os seus frequentadores para o potencial dos livros, apresentando propostas diversificadas que contribuam para a construção de um saber/ser e de um saber/fazer.

A primeira oficina de agosto será dedicada ao “Teatro de fantoches” e decorrerá de 3 a 6 de agosto, permitindo aos participantes a oportunidade de dar asas à sua criatividade, nomeadamente com a representação de divertidas histórias, com recurso aos fantoches construídos por elas.

Já a oficina “Aspirante a cientista” direcionada para jovens dos 10 aos 15 anos e que decorre entre 10 e 13 de agosto, pretende despertar a curiosidade e o sentido de observação do mundo à nossa volta, sendo para tal realizadas várias experiências científicas, recorrendo-se a materiais do dia a dia. Nesta atividade serão ainda elaborados pequenos relatórios sobre cada experiência, permitindo aos participantes compreender que existe uma explicação racional para tudo aquilo que observam.

Por sua vez, “O meio ambiente: experiências práticas” realizar-se-á de 17 a 20 de agosto, para a faixa etária dos 6 aos 12 anos. Nesta oficina serão realizados trabalhos em pasta de papel, experiências sobre o ciclo da água, a sua qualidade e diferentes usos, bem como experiências elucidativas de alguns dos problemas ambientais à escala global.

Ainda para o público-alvo dos 6 aos 12 anos terá lugar, entre 24 e 27 de agosto, a “Criatividade literária em ação”. Nesta oficina pretende-se incentivar a criatividade literária e estimular o gosto pela leitura e escrita. Para isso será fundamental o contacto com diferentes géneros de livros, identificando os seus autores e ilustradores, bem como os vários tipos de texto e as várias técnicas de ilustração aplicadas.

Haverá ainda o passatempo “caderneta mágica” que visa incentivar e promover a leitura em tempo de lazer, bem como apresentar um novo desafio que apela à criatividade e incentiva os participantes a construírem a sua própria narrativa.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: