segunda-feira, 4 de março de 2013

Governo quer criar nos Açores um 'hub' atlântico de distribuição de carga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes transmitiu à Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki, a intenção do Governo dos Açores de criar no arquipélago um 'hub' (centro) atlântico que potencie a distribuição de carga de e para a Europa.

Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, após a audiência que manteve com a Comissária Europeia, recordou que “faz parte do Programa do Governo dos Açores desenvolver todos os esforços para integrar os portos dos Açores numa rede transeuropeia de transportes” e a criação de um 'hub' atlântico que sirva como plataforma de distribuição de carga de e para o continente europeu.

O governante salientou que Maria Damanaki “recebeu muito bem esta ideia e assumiu o compromisso de, junto da Comissão Europeia, ser uma defensora deste projeto, sem que, no entanto, deixe de ser necessário fazer os estudos económicos necessários para a viabilidade do próprio projeto”.

Vítor Fraga lembrou ainda que é intenção do Governo dos Açores instalar este 'hub' atlântico de carga no Porto da Praia da Vitória, “essencialmente aproveitando as infraestruturas já existentes e fazendo as adaptações necessárias", acrescentando que o projeto em causa é "algo de uma dimensão bastante diferente daquela que existe atualmente”.

Instalado nos Açores, este 'hub' atlântico poderá atingir um volume de distribuição de carga da ordem dos 2 milhões de TEU’s (contentor de 20 pés) por ano entre a Europa e a América do Norte e de cerca de 3 milhões de TEU’s, caso venha a ser utilizado também pela América Latina e África.



GaCS

Sem comentários: