segunda-feira, 4 de março de 2013

Presidente do Governo felicita Secretário da Energia dos EUA


O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, endereçou esta tarde uma mensagem de felicitações a Ernest J. Moniz, açor-descendente designado pelo Presidente Obama para Secretário da Energia do novo Governo dos EUA.

Na carta, Vasco Cordeiro afirma que “é com grande regozijo que o Governo dos Açores acolhe a notícia da sua escolha para Secretário da Energia dos EUA”, acrescentando que é “mais um dos casos de claro sucesso da nossa comunidade, por mérito próprio, e que colhe agora um reconhecimento particular do próprio Presidente dos Estados Unidos”.

Na missiva, em que destaca também “o trajeto coletivo da comunidade açoriana e açor-descendente nos EUA”, que “é, desde há muito, motivo de grande orgulho para todos os açorianos”, Vasco Cordeiro afirma igualmente “que o Governo dos Açores estará pronto a colaborar com as autoridades norte-americanas nos domínios da sua atuação e, em particular, no aprofundamento de projetos de cooperação técnica e científica, como os que hoje já contam, nas nossas ilhas, com o envolvimento do Departamento de Energia dos EUA, de instituições académicas dos EUA e da Universidade dos Açores”.

Ernest J. Moniz nasceu em Fall River, Massachusetts, em 1944, e é filho de pais açorianos. É um dos mais destacados investigadores do Massachusetts Institute of Tecchnology (MIT), onde desempenhava até ao presente as funções de Diretor da Iniciativa de Energia e diretor do Laboratório de Energia e Meio Ambiente no Departamento de Física. Durante a Administração Clinton, foi Diretor Associado do Gabinete de Políticas para a Ciência e Tecnologia, entre 1995 e 1997, bem como Secretário-Adjunto para a Energia, entre 1997 e 2001.

A escolha do Presidente Obama aguarda agora ratificação pelo Congresso dos Estados Unidos.




GaCS

Sem comentários: