quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ampliação da EBI da Horta deverá ficar concluída em fevereiro, garante Secretário da Educação

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reafirmou hoje, na ilha do Faial, que a empreitada de reparação e ampliação da Escola Básica Integrada (EBI) da Horta deverá ficar concluída em fevereiro de 2014.

“Estou muito satisfeito” porque “tudo leva a crer que os prazos previstos serão cumpridos” e que no início do próximo ano “teremos esta escola em condições de ser inaugurada e de entrar em funcionamento”, disse Luiz Fagundes Duarte no final da visita que efetuou esta manhã àquela obra.

O governante adiantou ainda que, por se tratar de uma obra de grande ampliação e de recuperação de edifícios pré-existentes, um dos quais um edifício histórico, surgiram no decurso da empreitada “alguns problemas que não estavam previstos no projeto inicial”, mas que todos “estão a ser muito bem resolvidos”.

Por isso, adiantou Luiz Fagundes Duarte, o Governo “está muito satisfeito com o andamento da obra e que os objetivos estejam a ser cumpridos”, permitindo que, a breve trecho, a ilha do Faial tenha uma EBI “com todas as condições para integrar o ensino artístico e para funcionar como uma escola regular com as melhores condições”.

Questionado pelos jornalistas sobre o início da segunda fase da obra, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura disse que a mesma arrancará “quando esta [a 1.ª] estiver concluída”.

“Uma coisa é fazermos uma obra de raiz, em que tudo é planeado ao mesmo tempo, outra coisa é fazer uma obra numa escola que está em funcionamento”, observou Luiz Fagundes Duarte, adiantando que o edifício conhecido por ‘Liceu Novo’ vai ter de continuar a funcionar, pois só quando a parte nova estiver concluída, para podermos fazer a mudança, é que estaremos em condições de dar início à segunda fase da empreitada.

Seja como for, concluiu o Secretário Regional, “nesta legislatura, de certeza, a obra avançará”, envolvendo quer recuperação do chamado ‘Liceu Novo”, quer a remodelação das instalações desportivas.

A empreitada de reparação e ampliação da EBI da Horta, que foi consignada em maio de 2012, está orçada em 7,2 milhões de euros, acrescidos de IVA à taxa legal.


Anexos:
2013.07.25-SRECC-VisitaObrasEbiHorta.mp3

GaCS

Sem comentários: