quinta-feira, 18 de julho de 2013

Unidade Laboratorial de Metrologia do LREC vai estar aberta ao público amanhã

O Laboratório Regional de Engenharia Civil volta a abrir as portas ao público amanhã, para a sexta e última iniciativa do Open Lab LREC, que decorreu nas últimas seis semanas.

Esta sexta-feira será possível à comunidade visitar e assistir à atividade desenvolvida pela Unidade Laboratorial de Metrologia (ULM).

A Unidade Laboratorial de Metrologia (ULM) tem como principal função assegurar a calibração de Equipamentos de Monitorização e Medição (EMM), utilizados nos ensaios executados pelo LREC e por entidades externas ao LREC.

A calibração é um ensaio que consiste na comparação de dois valores, nomeadamente, o valor indicado pelo EMM e o valor verdadeiro indicado pelo equipamento padrão.

Posteriormente é calculado um erro absoluto que permite a quantificação do grau de exatidão do EMM calibrado. As grandezas físicas envolvidas são, nomeadamente, Deslocamento, Eletricidade, Força, Massa, Temperatura e Humidade Relativa. Os equipamentos calibrados pela ULM são, designadamente, balanças, banhos, câmaras condicionadas, máquinas de ensaio à compressão, paquímetros, transdutores de deslocamento e voltímetros.

Neste momento, a ULM encontra-se acreditada pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) para a calibração de balanças e paquímetros, prevendo-se a acreditação de mais duas áreas (Força e Temperatura) ainda este ano.  

Os serviços prestados pela ULM têm como principais destinatários os organismos públicos e privados que necessitam de assegurar a exatidão dos equipamentos de monitorização e medição que utilizam no desenvolvimento da sua atividade.

Open Lab LREC permitiu que o Laboratório Regional de Engenharia Civil, através das suas Unidades Laboratoriais, fosse visitado por perto de uma centena de visitantes.



GaCS

Sem comentários: