sexta-feira, 26 de julho de 2013

Governo apresenta novos programas de emprego

O programa “Agir Agricultura”, a lançar já em Setembro, é um dos destaques dos novos mecanismos de promoção do emprego, previstos na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Trata-se de um novo programa de estágios profissionais, a desenvolver em várias áreas de formação/estágio, tais como horticultura, fruticultura ou pecuária, estando previsto o seu início na área específica da bovinicultura (AA – Bovinicultura), conforme disse esta sexta-feira, em Angra do Heroísmo, o Vice-Presidente do Governo.

Sérgio Ávila, que falava na apresentação aos empresários e outros interessados dos novos programas do Governo para a promoção do emprego, explicou que estes estágios terão a duração de seis meses, “com uma forte componente prática”, e serão dirigidos aos desempregados inscritos nas Agências de Emprego com idades entre 18 e 40 anos.

“Cada estágio constituirá um compromisso entre entidade formadora, entidade acolhedora, Governo dos Açores e o desempregado”, sublinhou o governante, acrescentando que está ainda previsto “atribuir um prémio de inserção para as empresas acolhedoras que formalizarem um contrato de trabalho”, findo o estágio.

Sérgio Ávila sublinhou que se pretende, com esta medida, “assegurar uma formação em contexto de trabalho no sector agrícola que tem potencial significativo de crescimento em termos de criação de emprego” e, ao mesmo, aperfeiçoar “a formação dos nossos jovens nesta área essencial ao nosso desenvolvimento”.

Este programa insere-se no último de quatro objectivos estratégicos para a criação de emprego, definidos na Agenda, que é o desenvolvimento da qualificação e formação profissional em contexto empresarial nas áreas de maior potencial empregador.

Os três primeiros são o reforço da aposta nos programas de formação e qualificação dos desempregados com baixas condições de empregabilidade, a criação de programas de apoio à integração e contratação pelas empresas e instituições de novos trabalhadores, e o apoio às empresas para manutenção e estabilização do emprego.

O primeiro eixo estratégico permitiu já iniciar este ano o reforço da qualificação académica de 2.737 açorianos, sendo que, através do programa ‘Aquisição Básica de Competências’, “estamos a possibilitar que 910 desempregados possam concluir o 4º ou 6º ano, e através do Programa “Reativar” estamos a assegurar que mais 1.432 açorianos passem a ter o 9º ou 12º ano de habilitação académica”, revelou o Vice-Presidente.

Com o objetivo de reforçar também as competências e qualificações profissionais, foi lançado o programa “Reativar Tecnológico” que envolve já 395 pessoas, “que ganham, assim, novas competências nas áreas tecnológicas, com maior probabilidade de empregabilidade”.
O segundo “vector essencial” deste plano “é o desenvolvimento de medidas de apoio à integração no mercado de trabalho dos jovens que completem a sua formação e o apoio às empresas para a contratação de novos trabalhadores”, lembrou Sérgio Ávila.

Nesta área, sublinhou, há já 1.243 jovens, que concluíram a licenciatura ou o ensino profissional, a iniciar a sua inserção no mundo do trabalho em empresas e instituições, através dos programas “Estagiar” L e T.

Paralelamente aos estágios, existem medidas de apoio ao emprego que já criaram 451 novos postos de trabalho e Programa de Incentivo á Inserção do Estagiar (PIIE) já garantiu a contratação pelas empresas e instituições de 257 jovens, após concluírem o seu estágio profissional.

Há ainda mais açorianos empregados através do programa “Integra”, em instituições ou em auto-emprego, neste caso através do programa “CPE Premium”.

Todas estas medidas de promoção do emprego estão orçadas, só este ano, em  mais de 24 milhões de euros.

Sérgio Ávila concluiu a sua intervenção dizendo que foi “com a colaboração de todos” que o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego dos Açores baixou em Julho, pelo terceiro mês consecutivo.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: