sexta-feira, 19 de julho de 2013

Governo dos Açores aposta em nova resposta social de combate ao isolamento em S. Jorge

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou esta quinta-feira que o Governo dos Açores vai criar brevemente, em São Jorge, uma nova resposta social que visa “combater o isolamento dos idosos” na ilha.

Os serviços de habitação associados à ação social têm procurado “combater o isolamento dos idosos e é nessa linha que brevemente traremos uma novidade para São Jorge”, anunciou Piedade Lalanda, frisando que a política do Governo dos Açores nessa área, “tem sido a de privilegiar o apoio ao domicilio”.

A governante regional falava no final da visita às obras de construção do Centro de Atividades Ocupacionais e da Residência de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Velas e dos centros de dia e de noite do Instituto de Santa Catarina, bem como às obras de recuperação do edifício da Casa dos Tiagos, da Casa do Povo do Topo.

Recorde-se que essas obras em curso em São Jorge correspondem a um investimento público total de cerca de 2,3 milhões de euros.

Esses equipamentos destinam-se em particular aos idosos, mas pretendem promover a relação intergeracional, assim como um melhor aproveitamento dos recursos existentes.

A Secretária Regional, que garantiu a continuidade de projetos na ilha, salientou ainda que a aposta do executivo açoriano passa pelo reforço das políticas que visam a autonomização das pessoas

“Queremos que as infraestrutura que apoiamos, que as medidas sociais sejam no sentido de serem ‘trampolins” para que as pessoas com esses recursos, com esses equipamentos, possam autonomizar-se”, afirmou.

Anexos:
2013.07.18-SRSS-VisitaObrasSãoJorge.MP3

GaCS

Sem comentários: