terça-feira, 30 de julho de 2013

Intervenção do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura

Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na conferência de imprensa de apresentação da XII Gala do Desporto Açoriano:

“O Governo Regional dos Açores, mantendo o compromisso de divulgação, homenagem e distinção pública dos agentes e das entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo de cada ano, através das classificações e resultados alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional, leva a efeito, através da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, a XII Gala do Desporto Açoriano.

Esta Gala, que se reporta aos acontecimentos desportivos do ano de 2012, decorre este ano, pela primeira vez, em modelo descentralizado, procurando a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes.

O desporto açoriano e a sua vertente federada possui, inegavelmente, uma base estrutural muito significativa na sua quantidade tal como o demonstra o facto de, em 2012, os Açores serem a Região do País com a mais elevada taxa de participação federada absoluta 9,7%, fruto da existência do maior número de atletas federados de sempre, cerca de 23.400.

No ano findo, os Escalões de Formação, que continuamos a afirmar como um dos pilares fundamentais da nossa política de desenvolvimento desportivo, atingiu também a maior expressão de sempre, correspondendo a 77% do total de federados e a uma taxa de participação potencial dos jovens açorianos, entre os 8 e os 18 anos, de 43%.

O desporto tem, como se constata, também nos Açores, um impacto transversal, assumindo as mais diversas formas e expressões e dando contributos ímpares e estruturantes para a modernização da nossa sociedade.

A ligação entre Desporto e a Educação é fundamental e é um eixo estruturante também das nossas políticas para o setor da Secretaria que tutelo.

Terá, por isso, o desporto que ser, cada vez mais, encarado como uma formação necessária para o bom desenvolvimento do ser humano e para uma cidadania mais ativa e mais adequada, mantendo sempre a ligação às suas origens, ao seu caráter aglutinador de pessoas e vontades em torno de um ideal comum, assente em valores e princípios de convivência, tolerância e colaboração grupal, sublinhando-se assim a importância da sua função social.

E quando falamos de rendimento desportivo falamos de enquadramento, de dedicação, de rigor e de competência!

Falamos da procura da excelência que a todos deve guiar e que traduzimos no rumo que pretendemos para a nossa política de desenvolvimento desportivo.

É por tudo isto que, mais uma vez, com enorme satisfação e reforçado contentamento que o Governo dos Açores promove a Gala do Desporto Açoriano, a qual ocorre assim em 12 anos consecutivos.

Cabe ao Governo dos Açores continuar a promover o desenvolvimento desportivo da Região, dentro de um espírito de parceria e colaboração, bem como continuar a contribuir para uma cada vez maior afirmação dos Açores no contexto desportivo nacional e internacional, demonstrando capacidade e qualidade de trabalho, assim consolidando o desporto açoriano rumo à excelência

Deste modo, aos atletas, a todos os agentes desportivos e às entidades que dirigem, enquadram e idealizam o desporto açoriano para além do nosso espaço insular, e que são homenageadas nesta Gala, deixamos o nosso reconhecimento público pelos feitos registados e trabalho desenvolvido."

Anexos:
2013.07.30-SRECC- GaladoDesporto.mp3

GaCS

Sem comentários: