quinta-feira, 25 de julho de 2013

Governo elogia determinação de instituições portuguesas na Bermuda

O Diretor Regional das Comunidades reuniu-se, ontem, na Bermuda, com a direção do Clube Vasco da Gama e com a Escola Portuguesa, cujas instalações teve a oportunidade de visitar. Na ocasião, Paulo Teves elogiou a “determinação e empenho destas instituições, parceiras do Governo dos Açores, na preservação da matriz cultural da vasta comunidade açoriana nas Bermudas, através da realização de diversas atividades e, muito em especial, da promoção e ensino da língua portuguesa junto dos mais jovens”.

O Diretor Regional das Comunidades transmitiu a determinação do Governo dos Açores em “prosseguir com a colaboração com a Escola Portuguesa da Bermuda, estabelecimento de ensino cujo único apoio institucional decorre, precisamente, do protocolo celebrado com o Governo dos Açores”, na certeza que a sua existência, conforme realçou, “só é possível também graças ao empenho da comunidade portuguesa residente na Bermuda”.

A Escola Portuguesa da Bermuda, integrada no Clube Vasco da Gama, leciona, anualmente, os primeiros quatros níveis de ensino de português a várias dezenas de crianças, numa “ligação sempre presente à Região Autónoma dos Açores, por exemplo através das atividades extra-curriculares e, ainda pelas referências notórias, nas diversas salas de aula, aos Açores e suas tradições” destacou Paulo Teves.

Ainda durante o dia de ontem, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se com o Ministro do Desenvolvimento Cultural e Comunitário da Bermuda, Wayne Scott, em cujo encontro foram identificadas as áreas da cultura e do turismo com prioridades para o aprofundamento das relações institucionais entre os Governos dos Açores e da Bermuda. Prosseguindo os contactos na área cultural, o Diretor Regional reuniu-se ainda com a diretora da Galeria Nacional da Bermuda (Museu de Arte), Lisa Howie, num encontrou destinado a explorar novas possibilidades de cooperação e intercâmbios artísticos entre os dois arquipélagos.

Terminada a viagem à Bermuda, o Diretor Regional das Comunidades viaja para a cidade norte-americana de Indianápolis, onde participa amanhã, dia 26, na Anderson University, na sessão de abertura do congresso Exploring the Portuguese Diaspora in Interdisciplinary and Comparative Perspectives: An International Conference. Nesta importante iniciativa, que contará com a presença do Governador do Estado do Indiana, Mike Pence, do Mayor de Indianápolis, Greg Bullard, e do Embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, Paulo Teves apresentará uma comunicação intitulada A manutenção do relacionamento das diásporas, o caso dos Açores.



GaCS

Sem comentários: