sexta-feira, 26 de julho de 2013

Luís Neto Viveiros confirma recuperação da biodiversidade marinha na Reserva Natural das Formigas

O Secretário Regional dos Recursos Naturais que integrou esta quinta-feira uma missão da Marinha Portuguesa, a convite do Comando da Zona Marítima dos Açores, à Reserva Natural das Formigas, manifestou a sua satisfação por ter verificado a existência de um “número muito significativo” de espécies marinhas

“Tive oportunidade também de poder mergulhar e verificar, em toda a zona em redor dos ilhéus, uma quantidade enorme de espécies, em grande variedade e com dimensões muito encorajadoras”, disse Luís Neto Viveiros depois de desembarcar da Corveta “João Roby”, ao final do dia, no Porto de Ponta Delgada.

Para o Secretário Regional, a recuperação visível das populações e da biodiversidade naquela zona é o resultado de uma proteção que também se vai refletir positivamente nos stocks de pesca.

“Tem uma vantagem muito importante que é garantir a sobrevivência destas espécies e garantir também que os bancos de pesca próximos possam revitalizar-se”, como é o caso do banco de Pesca Mar de Prata, permitindo assim “uma maior sustentabilidade”, disse.

Sobre este setor, Luís Neto Viveiros manifestou igualmente satisfação com o anúncio de aumentar para os Açores e para a Madeira as verbas previstas no POSEI Pescas dos atuais 4,3 para 6,4 milhões de euros anuais, entre 2014 a 2020.

“É uma notícia muito importante para a nossa Região, fruto das negociações que recentemente o Governo dos Açores encetou junto da Comissão em Bruxelas e fruto da recente visita da Comissária Maria Damanaki à nossa Região, disse o Secretário Regional da tutela que também destacou o contributo dado por associações do setor.

Luís Neto Viveiros alertou, contudo, que esta decisão ainda carece da aprovação do Parlamento Europeu, no âmbito do debate do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), defendendo a Região que o POSEI não seja integrado nesse fundo.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: