segunda-feira, 15 de julho de 2013

Governo dos Açores quer garantir maior sustentabilidade ao setor do turismo, diz Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes assegurou que o Governo dos Açores está “fortemente empenhado em construir com todos um caminho que leve cada vez mais à sustentabilidade do setor" do turismo e que permita "incrementar mais valor nesta cadeia”, para que “todos ganhem” com essa maior sustentabilidade.

Vítor Fraga garantiu esse empenhamento apesar de “alguns teimarem em não conjugar esforços" com o Executivo e insistirem em fazer “ouvidos de mercador à voz e à opinião dos Açores e dos Açorianos”.

O Secretário Regional, que falava domingo, no Pico, na cerimónia de apresentação do acordo celebrado entre o Governo dos Açores e a Federação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, apontou como exemplo desta ”teimosia”, o Plano Estratégico Nacional de Turismo, para o qual “o Governo da República fez questão de ignorar, praticamente na totalidade, os nossos contributos, sem, no entanto, se dignar a justificar o porquê desta atitude”.

“Nos Açores não trabalhamos assim”, frisou Vítor Fraga, acrescentando que a Região não se inibirá de “manifestar pública e proactivamente" o que entender que deve dizer "sobre todo e qualquer assunto que diga direta ou indiretamente respeito" aos Açores.

Vítor Fraga frisou que o Governo dos Açores está a trabalhar para “garantir o futuro sustentável de um setor capaz de gerar riqueza”.

“Estamos a trabalhar e iremos desenvolver em conjunto com todos, mas mesmo todos – poder político, parceiros do setor turístico e de outros setores de atividade, líderes de opinião e população - o nosso Plano Estratégico do Turismo, que terá o horizonte temporal 2014-2020”, revelou.

Para alcançar o sucesso do setor, além do trabalho conjunto com todos os parceiros, Vítor Fraga considerou que “muito irá contribuir a proposta de revisão das obrigações de serviço público do transporte aéreo que o Governo dos Açores apresentou ao Governo da República”, recordando, no entanto, que, embora já tenha sido entregue há mais de um ano, o Governo dos Açores não obteve até agora qualquer resposta.

“Já por diversas vezes apelámos ao Governo da República, que é quem tem competência nesta matéria, para que dê andamento a este processo, mas o facto é que, da República, nada de novo”, afirmou.

“Curioso, ou talvez não”, disse o Secretário Regional, “é o facto de o Governo da República muito recentemente ter aprovado as Obrigações de Serviço Público referentes à ligação entre Bragança, Vila Real e Lisboa, interrompidas em novembro do ano passado”.

“Não me parece razoável que, sobre o caso dos Açores, que dependem exclusivamente do transporte aéreo para o transporte de passageiros de e para o exterior, o Governo da República nada diga, nada decida”, frisou.

Vítor Fraga deixou, no entanto, claro que vai bater-se até ao fim “na defesa dos interesses" da Região e da população do arquipélago, "tudo fazendo para evitar que sejam tomadas medidas e decisões que prejudiquem” os Açores.

"A ambição de vencer é uma das características do povo açoriano, cuja vontade, determinação e rigor vem sendo cada vez mais reconhecida, tendo a literatura e a própria cultura contribuído, desde sempre, para um mito de “mau tempo no canal” que nunca se soube que tivesse feito quebrar nenhuma vontade deste povo”, concluiu o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: