terça-feira, 30 de julho de 2013

Presidente do Governo anuncia novo sistema de incentivos à promoção e comercialização externa de produtos açorianos

As empresas açorianas vão dispor de um novo sistema de incentivos à promoção e comercialização externa, que vai facilitar a exportação dos seus produtos e reforçar os apoios à circulação de bens e serviços entre as ilhas, anunciou hoje o Presidente do Governo dos Açores.

“Até ao final deste ano, ficará concluído um vasto conjunto de medidas destinadas, de acordo com a calendarização prevista na Agenda Açoriana para a Competitividade Empresarial e Criação de Emprego, a aprofundar o nosso potencial de exportação, identificando, fomentado e tirando o melhor partido possível dos fatores dinâmicos da competitividade ao nível do comércio externo”, adiantou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava, em Ponta Delgada, na assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a AICEP Portugal Global e na inauguração da primeira Loja da Exportação.

Segundo disse, este novo sistema de incentivos à promoção e comercialização externa vai facilitar, entre outros aspetos, a colocação de produtos açorianos nos mercados de destino e a inserção em espaços comerciais privilegiados, reforçando-se a competitividade externa dos produtos regionais.

“Este novo sistema de incentivos pretende, também, reforçar os apoios à circulação de bens e serviços entre as nossas ilhas, assegurando-se assim um incremento do mercado interno e uma consequente redução das nossas importações”, adiantou Vasco Cordeiro.

Na ocasião, o Presidente do Executivo Regional anunciou, ainda, a operacionalização, também neste segundo semestre deste ano, da “Marca Açores”, com uma natureza transversal a toda a produção regional.

“A “Marca Açores”, como mecanismo de promoção uniforme e coordenada que valorize e diferencie os nossos produtos e aumente a sua procura pelos agentes compradores e o seu valor nos canais de distribuição, pretende concretizar uma vantagem competitiva para a produção e empresas regionais, identificando a Região com uma marca de qualidade e excelência, fator essencial na captação e fidelização de novos mercados”, salientou.

Relativamente à abertura da Loja da Exportação, Vasco Cordeiro considerou que pretende constituir-se como uma “Via Verde” para a exportação e internacionalização, conforme o compromisso assumido há cerca de um ano, na medida em que permite às empresas o acesso a informação crucial sobre os mercados de destino e os agentes económicos e institucionais aí relevantes.

“Este é um serviço de proximidade, com o objetivo de apoiar as empresas Açorianas com vocação exportadora a consolidarem ou ampliarem a sua atividade em mercados externos, ou a iniciarem o seu processo de internacionalização, disponibilizando informação sobre esses mercados, assistência na procura de parceiros locais, informação sobre instrumentos financeiros de apoio à exportação e apoio na formulação das estratégias de abordagem a mercados internacionais”, disse o Presidente do Governo.

Com presença física nas ilhas de São Miguel e Terceira, a Loja da Exportação disponibilizará os seus serviços de apoio em todas as ilhas dos Açores, através dos Gabinetes da Empresa já funcionar nas restantes ilhas, e de uma equipa dedicada a este objetivo dotada das capacidades necessárias à prestação dos serviços em causa.

“Cumprimos, desse modo, mais um compromisso que o Governo dos Açores assumiu com os Açorianos: o de criar as condições logísticas e operacionais necessárias para que as empresas açorianas passem a ter um espaço de apoio à dinamização e desenvolvimento da sua atividade empresarial fora do mercado regional”, afirmou.

Através do Protocolo assinado entre a SDEA e a AICEP, o Governo dos Açores cria as condições para reforçar a imagem das empresas e da economia açorianas no exterior, aumentando a atratividade da Região como local desejado para o investimento e para a cooperação empresarial e potenciar a capacidade de exportação e desenvolvimento de novos negócios.

Esta ligação mais estreita que agora se formaliza, constitui mais um passo que irá permitir que as empresas açorianas beneficiem de uma vasta estrutura e elevado “know-how”, ao mesmo tempo que contribuirá para um crescente processo de internacionalização das empresas regionais, identificando novos mercados e novas oportunidades de desenvolverem a sua atividade empresarial.

“Constitui prioridade estratégica do Governo dos Açores a dinamização da atividade económica que proporcione o alargamento da base económica de exportação, sendo indiscutível que a estratégia de desenvolvimento para a Região deve assentar no reforço da competitividade das nossas empresas para que possam, com maior eficácia, rentabilizar o esforço que estamos a empreender na promoção das nossas potencialidades no exterior, e na procura de novos mercados para a valorização dos nossos produtos”, salientou Vasco Cordeiro.


Anexos:




GaCS

Sem comentários: