quarta-feira, 24 de julho de 2013

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos atingiu hoje os 100 mil visitantes

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, atingiu às 11h58 de hoje, com o registo de um turista alemão, a visita de 100 000 pessoas desde a sua abertura, há cerca de cinco anos.

Para assinalar a ocasião, o Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, ofereceu a Jurgen Patzer o Livro da Obra e várias peças de merchandising alusivas a este Centro de Interpretação que completa o seu 5º aniversário no próximo dia 18 de agosto.

Integrado no Parque Natural do Faial, este espaço sob gestão da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, recebe visitantes de todo o mundo e oferece, em toda a sua envolvência, um espetáculo paisagístico único.

No seu interior, proporciona o acesso a informação histórica e cientifica que permite conhecer melhor não só o Vulcão dos Capelinhos e alguns dos mais emblemáticos vulcões do nosso planeta, como todas as ilhas dos Açores.

Porém, sendo dedicado especialmente ao Vulcão dos Capelinhos, este Centro de Interpretação também pretende prestar a devida homenagem às gentes que viveram e souberam sobreviver à erupção registada nos anos de 1957/58.


“Aos que partiram, aos que ficaram e às relações e manifestações de solidariedade que na altura chegaram dos quatro cantos do Mundo”, disse a propósito o Diretor Regional do Ambiente, acrescentando que “aqui celebra-se a ciência mas também a vida, e um novo e melhor começo apenas possível devido à existência deste vulcão.”

De referir que o espaço foi concebido de modo a preservar a paisagem existente na área afetada pela erupção, na ponta mais a oeste da Ilha do Faial.

Assim, o edifício encontra-se quase totalmente submerso nas cinzas vulcânicas, das quais ‘emerge’ o Farol, ex-libris da freguesia do Capelo e hoje um guardião da memória que proporciona ao visitante, se assim o desejar, uma vista magnífica sobre os Capelinhos e o Atlântico.

Com vários prémios arrecadados, entre eles a nomeação para melhor museu da Europa por parte da ICOM (Internacional Council of Museums), o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos contribui igualmente para a oferta turística, sendo uma das principais estruturas do Parque Natural do Faial que mereceu, da Comissão Europeia, a distinção de EDEN – Destino Europeu de Excelência.




GaCS

Sem comentários: