terça-feira, 16 de julho de 2013

Vítor Fraga reitera interesse do Governo em ser parceiro de projetos tecnológicos que tragam contrapartidas para a Região

O Secretário Regional do Turismo e Transportes manifestou esta tarde a abertura e o interesse do Governo dos Açores em firmar parcerias na área da tecnologia, para implementação de novos projetos nos Açores que tragam contrapartidas para a Região.

De visita à Estação da Agência Espacial Europeia em Santa Maria e às obras de instalação da Estação Galileo Sensor System (GSS), um dos elementos do segmento terrestre do sistema global europeu de navegação por satélite, e para a qual a Região cedeu os terrenos, Vítor Fraga adiantou que o Governo dos Açores está disponível para avaliar cada caso em concreto, sendo que “a cedência dos terrenos por parte da Região, terá que ter contrapartidas para a Região”.

No caso da instalação desta Estação GSS, recordou o Secretário Regional, “para além de criarmos aqui postos de trabalho, temos também a possibilidade de utilizar toda a informação e todos os dados que são recolhidos nestas estações, para poderem ser desenvolvidos e trabalhados por entidades regionais, nomeadamente pela Universidade dos Açores”.

Vítor Fraga lembrou que ao longo dos tempos estes investimentos, em que um dos trunfos dos Açores é a sua posição geostratégica, têm vindo a ser potenciados, sendo que “agora estamos aqui prontos para dar um novo passo”, que visa “congregar todos os investimentos que têm sido feitos, para estes mesmos investimentos serem potenciadores de novos investimentos”.

O titular da pasta da Tecnologia frisou que este é “um dos grandes desafios que temos para os próximos tempos”, sendo que o Governo dos Açores está “fortemente empenhado em concretizar e ajudar todos aqueles que se queiram juntar a nós no desenvolvimento deste sector de atividade das indústrias aeroespaciais, onde pretendemos ser uma referência em termos globais, no futuro”.

Nesta altura, existe já “a possibilidade de ampliação deste projeto ou da entrada de novos projetos”, disse Vítor Fraga, uma vez que este “é um processo dinâmico”.

“Começámos com uma estação, estamos com uma segunda estação no âmbito do projeto Galileo e estamos convictos que a médio prazo teremos novidades, com novos projetos que se poderão desenvolver na Região, daí haver aqui uma perspetiva clara de possibilidade de expansão desta estação para os terrenos contíguos a estes que aqui estamos”, concluiu o Secretário Regional.

A Estação GSS do projeto Galileo, que está a ser instalada em Santa Maria, representa um investimento da Agência Espacial Europeia que ascende a 600 mil euros injetado diretamente na economia de Santa Maria.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: