segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aprender tecer com retalhos no Museu Carlos Machado

O Museu Carlos Machado realiza no próximo sábado, dia 27, no Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio), o workshop “Aprender a Tecer em Retalho” no âmbito do projeto “Tradições com Horizonte” desenvolvido em parceria com o CRAA (Centro Regional de Apoio ao Artesanato) e a Cooperativa Regional de Economia Solidária CRESAÇOR.

workshop conta com a presença das artesãs de mérito Veneranda Silva, Ricarda Pimentel, Maria do Rosário Cardoso Moniz e Agrinoalda Moniz, naturais da freguesia da Lomba da Maia, localidade da ilha de São Miguel com grande tradição nos trabalhos da tecelagem.

Com esta atividade, que se destina a um público maior de 14 anos, pretende-se valorizar e dar a conhecer as técnicas tradicionais da tecelagem e despertar o gosto por este ofício antigo, tendo como intenção maior, a transmissão e a salvaguarda dos saberes desta arte.

A participação nesta atividade, que decorrerá no período das 14H00 às 17H00, está sujeita a inscrição prévia através do contacto telefónico: 296 202 930.

O projeto “Tradições com Horizonte” tem como objetivos promover e divulgar a memória das artes e ofícios tradicionais açorianos e realçar a importância que o artesanato assume na construção da identidade de um povo, consciencializar para a função do Museu Carlos Machado, enquanto espaço onde se preservam os referentes patrimoniais identitários relativos às artes e ofícios, através da recolha, estudo, conservação e divulgação de instrumentos e etnotecnologias utilizadas em tempos passados.

A valorização e o dar a conhecer algumas das técnicas tradicionais do artesanato, realizadas por artesãos de hoje e a partir destas explorar novas hipóteses criativas, que refletem uma nova visão sobre o artesanato e consciencializar para a importância da inovação nos sectores tradicionais, sinónimo de renovação tendo como base as raízes patrimoniais de um povo, são outras metas deste projeto do Museu Carlos Machado.



GaCS

Sem comentários: