quarta-feira, 31 de julho de 2013

Últimas tendências do Artesanato Açoriano em exposição

Está patente ao público, até ao final de agosto, uma exposição itinerante de artesanato regional que alia a tradição com a inovação.

A mostra, da responsabilidade do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), está atualmente na zona de embarque do aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, numa colaboração com a ANA-Aeroportos, e reúne uma série de trabalhos resultantes da primeira edição da “Residência Criativa”, em 2012.

O projeto “Residência Criativa” promovido e organizado pelo CRAA, consiste num concurso a nível nacional para criativos de qualquer nacionalidade, mas a residir em Portugal, que são convidados a criar peças inovadoras, que conjuguem a tradição do artesanato local introduzindo novas abordagens.

Nesta primeira edição, a residência, com a duração de oito semanas, teve como palco a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro, na ilha do Pico, onde os cinco criativos selecionados puderam, em conjunto com as artesãs Conceição e Alzira Nunes, desenvolver os seus projetos na área das escamas de peixe e da palhinha de trigo.

Podem ver peças como a Namoradeira de Santo Amaro, de Patrícia Barbosa, Lightscales, de Bruno Carvalho, a Tradição na Ilustração & as Escamas sem Peixes de Inês Ribeiro,Vestido de noite, de Idalina Negalha e ainda a coleção de peças de bijuteria de Susana Caetano de Melo.

A “Residência Criativa” constitui mais um projeto de promoção e inovação do artesanato regional previsto na agenda do CRAA, onde se incentiva a criação de novos produtos e captação de novos artesãos.



GaCS

Sem comentários: