terça-feira, 16 de julho de 2013

Piedade Lalanda defende que Quinta do Norte deve ser “um lugar de referência” de inclusão social

A Secretária Regional da Solidariedade Social defendeu hoje que o projeto Quinta do Norte deve ser “um lugar de referência” de inclusão social, de recuperação de tradições da produção agrícola e dos produtos regionais.

Piedade Lalanda falava durante uma visita ao Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), integrado na Quinta, no âmbito do 10º aniversário da Associação Norte Crescente, cujas instalações e espaço envolvente da Casa do Gaiato de São Miguel, nas Capelas, foram reconvertidos em quinta comunitária.

A governante regional considerou mesmo que a Quinta “pode e deve ser um lugar de referência” para os jovens do  CDIJ, para os que trabalham os terrenos e para a comunidade das Capelas e para os Açores em geral.

Nesse sentido, recordou que a Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social, contribuiu para a aquisição de um trator e de algumas ferramentas agrícolas, para que   o projeto cresça e tenha os meios suficientes para se desenvolver.

“A gastronomia, o artesanato, a produção agrícola, aliada à produção de produtos para consumo, podem ser atrativos e motivos de sucesso de um projeto que começou por ser de cariz solidário, mas que pode e deve ganhar capacidade económica, robustez própria”, frisou, acrescentando que esse sucesso depende de todas as organizações que trabalham neste espaço, do empenho dos seus membros, em particular dos jovens, na realização dos projetos que vão sendo implementados.

Para a Secretária Regional, “há neste espaço um potencial enorme”, para além da sua produção agrícola, que pode contribuir para a criação de emprego e ser autossustentável.

“Com muito trabalho, um trabalho intenso que permanece diariamente, tem sido possível desvendar e reencontrar a riqueza desta quinta” afirmou Piedade Lalanda, destacando ainda as oportunidades de inclusão e de reabilitação”.

Falando sobre a Associação Norte Crescente, um dos parceiros da Quinta do Norte, a Secretária Regional salientou a sua intervenção junto dos jovens, contribuindo para a formação desportiva, académica, cultural, bem como a sua importância no desenvolvimento local, porque “não há desenvolvimento local sem o empenhamento das pessoas que vivem nos lugares, nas freguesias”.

Esta Associação foi criada em 2003 e tem por objetivo promover o desenvolvimento integrado das oito freguesias da Costa Norte do concelho de Ponta Delgada.

Para além da Norte Crescente, o projeto Quinta do Norte  envolve ainda a Cresaçor, a Novo Dia, a Arrisca, a Casa do Gaiato de São Miguel e a Tetrapi.


Anexos:
2013.07.16-SRSS-VisitaCDIJCapelas.MP3

GaCS

Sem comentários: