sexta-feira, 19 de julho de 2013

SRECC convicto de que a Região tem condições para crescer de forma inteligente

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, mostrou hoje a convicção que uma região com a qualidade dos nossos recursos “tem todas as condições para crescer de forma inteligente, sustentável e inclusiva”.

Falando na reunião sobre especialização inteligente na Região Autónoma dos Açores, que decorreu em Ponta Delgada, o governante açoriano disse entender que a investigação científica e a sua relação com os atores do sistema científico e tecnológico regional, entre os quais a Universidade dos Açores, as empresas e os centros de investigação, devem ”ser orientadas para um conhecimento inteligente, baseado na inovação e conhecimento”.

Luiz Fagundes Duarte adiantou que essa orientação deve, primordialmente, assentar num “crescimento sustentável que promova a valorização e preservação dos nossos recursos endógenos” e num “crescimento inclusivo que se reflita na melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos”.

“Queremos incentivar uma colaboração estreita entre a investigação e inovações regionais, as empresas e os empreendedores, de modo a aumentar o valor acrescentado dos nossos produtos e serviços, garantindo, em simultâneo, uma utilização sustentável dos mesmos”, acrescentou.

De acordo com o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, esta estratégia, que se assume como “importante instrumento de política pública”, deve ser “baseada na excelência, em critérios claros e com a colaboração de todos os atores relevantes desta área, sempre com o objetivo de haver um retorno claro para a região, quer no imediato quer para as gerações futuras”.

“As atuais circunstância exigem de todos nós, governo, instituições, empresas e sociedade uma resposta inteligente aos novos desafios”, rematou.


Anexos:

2013.07.19-SRECC-EspecializaçãoInteligenteRAA.mp3

GaCS

Sem comentários: