terça-feira, 30 de julho de 2013

SRECC considera desporto estruturante para a modernização da sociedade açoriana

O desporto tem nos Açores “um impacto transversal”, assumindo “as mais diversas formas e expressões e dando contributos ímpares e estruturantes para a modernização da nossa sociedade”, considerou hoje, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura (SRECC).

Falando no ato de apresentação da XII Gala do Desporto Açoriano, Luiz Fagundes Duarte realçou “a ligação” entre o desporto e a educação, que apontou como “fundamental” e que se apresenta como “um eixo estruturante” nas políticas para o setor que tutela.

Por isso, adiantou, o desporto terá que “ser, cada vez mais, encarado como uma formação necessária par o bom desenvolvimento do ser humano e par uma cidadania mais ativa e mais adequada, mantendo sempre a ligação às suas origens, ao seu caráter aglutinador de pessoas e vontades em torno de um ideal comum, assente em valores e princípios de convivência, tolerância e colaboração grupal, sublinhando-se assim a importância da sua função social”.

Por outro lado, o titular da SRECC lembrou que “quando falamos de rendimento desportivo, falamos de enquadramento, de dedicação, de rigor e de competência. Falamos da procura da excelência que a todos deve guiar e que traduzimos no rumo que pretendemos para a nossa política de desenvolvimento desportivo”.

Fagundes Duarte realçou, a propósito, o facto de em 2012 os Açores serem a região do país com a mais elevada taxa de participação federada absoluta – 9,7% -, fruto da existência do maior número de atletas federados de sempre, cerca de 23.400.

“No ano findo, os escalões de formação, que continuamos a afirmar como um dos pilares fundamentais da nossa política de desenvolvimento desportivo, atingiu também a maior expressão de sempre, correspondendo a 77% do total de atletas federados e a uma taxa de participação potencial dos jovens açorianos, entre os 8 e os 18 anos, e 43%”, precisou.

É por tudo isto, explicou o SRECC, que o Governo dos Açores promove consecutivamente a Gala do Desporto Açoriano, a qual este ano conhece, pela primeira vez, um formato descentralizado com o qual se procura “a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes”.

Na XII Gala do Desporto Açoriano, que percorrerá a partir de setembro próximo sete das nove ilhas da Região, serão homenageados e distinguidos mais de uma centena de agentes desportivos, entidades do desporto escolar e entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo de 2012, através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional.



GaCS

Sem comentários: