terça-feira, 30 de julho de 2013

XXI GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA – MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO

O MAIOR ACONTE CIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE S. MIGUEL

A freguesia da Relva será mais uma vez palco de um encontro etnográfico de alto nível, com a realização da vigésima primeira edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no dia 3 de Agosto próximo. Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é o maior certame do género realizado na ilha de S. Miguel, um dos maiores dos Açores e conceituado a nível nacional e internacional.
Para a edição deste ano a organização convidou sete Grupos em representação de 3 concelhos da Ilha de S. Miguel: Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada. Da Ilha de Santa Maria virá o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito e da Cidade de Narón, Galiza – Espanha o Grupo de Bailes Tradicionais Alxibeira.
Do programa, recheado do melhor folclore, actuarão os grupos pela seguinte ordem: Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico de São Miguel; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça - Porto Formoso; Grupo Folclórico Grujola - Lagoa; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito – Santa Maria; Rancho Folclórico Jovem Pauense – Água de Pau, Grupo Folclórico de Arrifes; Grupo de Bailes Tradicionais Alxibeira, de Narón, Galiza – Espanha e o anfitrião Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Assim estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, encenando um forno antigo, com tradicional trabalho do cozer do pão, e a faina da desfolhada, que sempre antecede a cozedura. Estarão presentes: São Miguel, Santa Maria e Espanha, unidos pelas suas raízes, causa da sua existência. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as festas de Nossa Senhora das Neves, a decorrerem neste fim-de-semana.

Do programa consta o seguinte: 19:30 horas – Entrega de Lembranças no Centro Cívico e Cultural; 20.00 horas – Concentração de todos os grupos no mesmo local; 20.30 horas – Desfile Folclórico e Etnográfico pela Avenida 5 de Agosto e Avenida da Igreja; 21.00 horas – Abertura oficial do XXI Grande Festival de Folclore – Mostra Folclórica do Atlântico; 21.15 horas – Inicio do Festival, com actuação de todos os grupos, no Jardim 5 de Agosto; 24.00 horas – Encerramento, seguindo-se no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves a um convívio-beberete entre os grupos participantes e entidades convidadas.

É no entanto importante referir que este certame desde 1996 que é reconhecido pela Federação do Folclore Português.
A realização deste festival, trás até nós o folclore destas paragens, como este ano em que estão presentes São Miguel, Santa Maria e Espanha, à semelhança de representações de outros países que ao longo dos anos por aqui têm passado.
A organização, Junta de Freguesia de Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, espera, como nos anos transactos, uma grande multidão, que certamente irá lotar o espaçoso recinto, numa noite que nos fará viver outras épocas e culturas diversas.

PROGRAMA DO XXI GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA

MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO

Espetáculo Principal de Gala a 3 de Agosto de 2013 na Relva

19:30 Horas – Cerimónia de entrega de lembranças no Centro Cívico e Cultural

20:00 Horas – Concentração no Centro Cívico e Cultural da Relva Todos os Grupos participantes no Centro Cívico e Cultural da Relva

20.30 Horas – Desfile Folclórico e Etnográfico pela Av. 5 de Agosto e Av. Da Igreja, (Todos os Grupos participantes)

                                 21.00 Horas – Abertura do XXI Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico

21:15 Horas – Inicio do XXI Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, no Jardim 5 de Agosto, com a participação dos seguintes Grupos:

- Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento
- Grupo Folclórico de São Miguel – Ponta Delgada
- Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça - Porto Formoso
- Grupo Folclórico Grujola – Lagoa
- Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito – Santa Maria
- Rancho Folclórico Jovem Pauense – Água de Pau
- Grupo Folclórico de Arrifes
- Grupo de Bailes Tradicionais Alxibeira – Narón – Galiza - Espanha
- Grupo Folclórico Cantares e Balhados da Relva

24.00 Horas – Encerramento seguindo-se convívio, no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves

Organização

Junta de Freguesia da Relva
Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva


 Contacto: 917686538 - 296672579 grupobalhadosrelva@gmail.com e medeiros.jo@gmail.com  - jc.melo@sapo.pt - 961336326

Junta de Freguesia da Relva                                              Grupo Folclórico de Cantares     e Balhados da Relva

Sem comentários: