segunda-feira, 15 de julho de 2013

Luís Neto Viveiros destaca “harmonização” de diligências para internacionalização dos produtos açorianos

O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou hoje as iniciativas desenvolvidas para a “harmonização das diligências que os Açores fazem e que o Governo Português também faz” para permitir um "melhor escoamento" dos produtos regionais para o exterior.

Luís Neto Viveiros, que falava em Angra do Heroísmo, no final de um encontro com o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Brito, afirmou que as “expetativas são boas” relativamente ao mercado chinês, adiantando que os contatos já se iniciaram, nomeadamente através da Lactaçores.

“Nós temos produtos que interessam à China e agora são questões de negociação, de logística, enfim, de preços, que estão a ser discutidas para que possa ser mais um canal de escoamento dos produtos dos Açores”, nomeadamente lacticínios, frisou Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais salientou que o potencial exportador dos produtos regionais vai ser analisado com as empresas açorianas durante a visita de trabalho de dois dias do Secretário de Estado aos Açores.

“Avaliaremos em conjunto essas potencialidades e, junto com as empresas que também vamos ter oportunidade de visitar, hoje e amanhã, poderemos identificar estes mercados [para exportação] e circuitos para potenciar os seus negócios”, encontrando “mercados alternativos àqueles que são os tradicionais”, acrescentou Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre eventuais dificuldades de transportes, Luís Neto Viveiros disse que o Governo dos Açores “naturalmente” irá avaliar as soluções logísticas face a negócios que se estabeleçam “para mercados mais longínquos”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: