terça-feira, 30 de julho de 2013

“Emprego e Empreendorismo Jovem são prioridades” Defende Roberto Monteiro em encontro com jovens

Na passada segunda-feira, dia 29, Roberto Monteiro reuniu com jovens praienses em fórum dedicado a políticas de juventude, evento integrado no ciclo de debates “Pensar o Concelho”, promovido pela Juventude Socialista.

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Praia da Vitória elegeu como prioridade o emprego e empreendorismo jovens, salientando que "o combate ao desemprego feito de forma sustentável deve ser uma prioridade para os políticos de hoje".  Referindo ainda que qualquer solução de emprego jovem sustentável está “intrinsecamente ligada ao desfecho do dossier Base das Lajes e do HUB Logístico na Praia da Vitória”.
“Independentemente do desfecho do tema Base das Lajes, é fundamental que o Concelho da Praia da Vitória se oriente de modo a reduzir a sua dependência desta estrutura, nomeadamente no que ao emprego diz respeito”, defendeu Roberto Monteiro, adiantando que "atuar no sentido de captar investimento externo, nomeadamente através da fixação no concelho de pequenas e médias empresas estrangeiras, deverá ser uma das estratégias a seguir pela Praia da Vitória de modo a reduzir a sua dependência da Base das Lajes".
No que concerne ao HUB logístico no Porto da Praia, de acordo com Roberto Monteiro “a instalação de um HUB deve ser estudada e pensada de forma ponderada. Antes de se pensar em avançar com algo em concreto é preciso perceber primeiro se os grandes operadores logísticos estão interessados nesta infraestrutura.”
Apresentando os resultados de estudos, o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Praia da Vitória, salientou a “diversificação agrícola, recursos naturais e marinhos, serviços pessoais (saúde e alojamento sénior), atividades culturais e indústrias criativas, ciências e tecnologias”, como algumas das áreas identificadas como tendo um enorme potencial na ilha Terceira.


Participação dos jovens e da sociedade civil

As novas formas de participação dos jovens na vida pública através das redes sociais foi igualmente assunto de destaque. Roberto Monteiro salientou que “apesar do claro mandato popular conferido pelos praienses, houve três situações em que sentiu a necessidade de sondar a opinião pública praiense, mediante auscultação pública”. Para Monteiro, “esta prática deve ser alargada a assuntos que sejam estruturantes para o futuro do concelho”, afirmando ainda “que neste sentido, promoverá espaços alargados de auscultação e debate para a sociedade civil em geral e para os jovens em particular”.
Praia da Vitória, 30 de julho de 2013

Sem comentários: