quinta-feira, 9 de julho de 2015

Avelino Meneses afirma que Açores registam nas provas finais do 9.º ano de escolaridade "uma pequena grande vitória"

O Secretário Regional da Educação e Cultura considerou hoje que, apesar dos resultados das provas finais do 9.º ano relativos aos Açores não serem os desejados, se registou mais “uma pequena grande vitória”.

“À semelhança do ocorrido com o 1.º e 2.º ciclos, no 3.º ciclo os Açores também registam uma pequena grande vitória. Desde a nossa adesão aos exames nacionais, em 2012, nunca tínhamos alcançado uma média positiva. Aconteceu desta vez, com 53% em Português”, afirmou Avelino Meneses.

O Secretário Regional, que se encontra em Lisboa a participar no 'Encontro EPIS 2015 – A construir o futuro', salientou que os resultados escolares preliminares facultados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) suscitam dois outros comentários.

Nesse sentido, considerou que, na disciplina de Matemática, os resultados dos Açores “seguem a tendência nacional traduzida numa ligeira descida“, frisando que esses resultados “não são, naturalmente, os desejados”.

É por isso que, adiantou Avelino Meneses, “a partir do próximo ano letivo, vamos implementar o ProSucesso, que é um programa de promoção do sucesso escolar”.

Ao longo do dia de hoje serão afixados nas escolas os resultados obtidos pelos alunos do 9.º ano nas provas finais de Português e de Matemática, que valem, para os alunos internos, 30% da classificação final na disciplina.

Em Português, nos Açores, realizaram a prova final na 1.ª fase 2.301 alunos, situando-se a média obtida nos 52,6%, acima dos 48,08% atingidos em 2014, sendo a melhor desde 2012, ano em que a Região Autónoma dos Açores começou a aplicar estas provas.

Na Matemática, realizaram a prova final na 1.ª fase 2.307 alunos, tendo-se obtido uma média de 37,3%, o que representa uma descida face a 2014, ano em que se situou nos 41,48%, acompanhando a Região, ao que tudo indica, a descida que também ocorreu este ano na média nacional desta disciplina.

Anexos:
2015.07.09-SREC-Resultados3ºciclo.mp3

GaCS

Sem comentários: