domingo, 12 de julho de 2015

“Contratações de enfermeiros são um investimento”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou, em Ponta Delgada, que é “previsível" que o Serviço Regional de Saúde continue a contratar enfermeiros, uma vez que “as contratações são encaradas como investimentos e não como despesa” na medida em que “possibilitam reduzir os custos, principalmente pelo seu caráter preventivo”.

Luís Cabral, que falava sábado, à margem da cerimónia que assinalou o final do 13.º Curso de Enfermagem, frisou que a contratação de enfermeiros garante “melhores cuidados de saúde”.

O Secretário Regional destacou ainda a diferenciação que existe relativamente à especialização dos enfermeiros, assim como na “vocação quanto a cuidados domiciliários e cuidados em proximidade”.

Luís Cabral salientou, por isso, o “papel fundamental” dos enfermeiros nos cuidados de saúde primários, especialmente na componente da prevenção, “o que resulta exatamente em mais uma razão para a aposta na contratação dos profissionais desta área”.

O tutelar da pasta da Saúde reafirmou a importância  do acordo com a Ordem dos Enfermeiros, que vai permitir dotar as Unidades de Saúde da Região com um número de enfermeiros considerado adequado, de modo a “proporcionar uma melhor resposta dessas unidades ao cuidado dos utentes”.

O Secretário Regional da Saúde frisou o facto de as contratações de enfermeiros em 2014 e as previstas para 2015 somarem mais de 200 postos de trabalho no Serviço Regional de Saúde.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: