sexta-feira, 10 de julho de 2015

Luís Cabral destaca criação de mais de 200 vagas para enfermeiros em dois anos nos Açores

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Serviço Regional de Saúde criou em 2014 e vai ainda criar até ao final deste ano oportunidades de trabalho para mais de duas centenas de enfermeiros, tendo em conta o início de exercício em funções ocorrido em 2014 e o previsto para 2015.

Luís Cabral, que falava na cerimónia de entrega de diplomas do 4.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Enfermagem, salientou que o Serviço Regional de Saúde “colocou 58 enfermeiros” nas Unidades de Saúde de Ilha e nos Hospitais da Região, estando em curso “processos que visam a admissão de um número significativo de novos enfermeiros, quer para a abertura de novos serviços, quer para limitar o número de horas extraordinárias”.

Na sua intervenção, Luís Cabral destacou ainda o acordo de cooperação entre a Ordem dos Enfermeiros e a Secretaria Regional da Saúde, que “visa a dotação segura de enfermeiros em todas as unidades de saúde da Região Autónoma dos Açores, assim como a dotação de enfermeiros especialistas nessas unidades”.

“Este é um projeto que permitirá apurar as necessidades das unidades de saúde e dos hospitais dos Açores, de modo a proporcionar uma melhor resposta dessas unidades ao cuidado dos utentes”, frisou.

O responsável pela pasta da Saúde destacou o facto de as escolas superiores de Enfermagem conseguirem interpretar esta nova realidade, “alargando a resposta na formação de ativos, de modo a preparar os enfermeiros para os novos desafios que se colocam”.

“Podemos, por isso, dizer que, nos Açores, a profissão de enfermeiro é hoje reconhecida desde a universidade até à sua ação nas unidades de saúde, nas mais variadas funções, o que para o Governo dos Açores é um orgulho salientar”, afirmou Luís Cabral.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: