O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, no Nordeste, em São Miguel, que o Governo dos Açores abriu concurso para atribuição de apoios ao funcionamento dos espaços TIC.
Vítor Fraga, que falava à margem de uma visita ao Espaço TIC da Achada do Nordeste, revelou que os apoios terão um valor global de cerca de 600 mil euros, o que significa que haverá “apoios individuais a cada um destes espaços na casa dos 7.500 euros”.
Este apoio, a que as instituições se podem candidatar até ao final da próxima sexta-feira, destina-se essencialmente ao funcionamento, tanto em termos salariais como em termos de consumíveis e de todos os materiais necessários para o normal funcionamento destes espaços.
Para o Secretário Regional, estes apoios financeiros têm como principal objetivo a “manutenção do funcionamento destes espaços, a sua dinamização e por outro lado, não menos importante, a preservação de postos de trabalho”.
Vítor Fraga frisou que a expetativa do Governo dos Açores é que estes apoios “irão possibilitar a preservação de cerca de 80 postos de trabalho", o que considerou ser "uma mais-valia significativa, no contexto em que vivemos”.
Para Vítor Fraga, a visita ao Espaço TIC da Achada do Nordeste “demonstra claramente aquilo que de bom se tem feito nos Açores a este nível e mostra, mais uma vez, que nos Açores não deixamos ninguém para trás”.
Estes espaços, segundo o Secretário Regional, são “claramente a indicação de que, uma atividade que inicialmente se apontaria para uma classe etária mais jovem", se tornou em "espaços intergeracionais".
Nesse sentido, salientou que o Governo dos Açores entende serem “iniciativas a prosseguir, a fomentar e a apoiar, no sentido de as dinamizar e criar condições para se combater a infoexclusão e permitir o contato com as tecnologias da informação e comunicação a todos os jovens do concelho e dos locais onde estes espaços estão a funcionar”.
|
|
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário