sábado, 13 de julho de 2013

Profissão de enfermeiro é valorizada nos Açores, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que “a profissão de enfermeiro é valorizada” nos Açores, sublinhando que os enfermeiros têm “um papel destacado, quer nos serviços que desempenham quer em cargos de direção”.

Luís Cabral, que discursava na cerimónia de entrega de diplomas do 11.º Curso de Licenciatura em Enfermagem, em Ponta Delgada, apontou como exemplos dessa ação destacada a figura do Enfermeiro de Família e as equipas de Cuidados Integrados Domiciliários, em funcionamento na Unidade de Saúde da Terceira, que integram enfermeiros especialistas em Reabilitação.

No Centro de Saúde de Ponta Delgada também há um trabalho de cuidados domiciliários, já premiado a nível nacional, e no recente serviço de Emergência Médica Pré-Hospitalar os enfermeiros têm um papel fundamental, quer nas viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV), quer no atendimento da linha 112.

Para Luís Cabral, “estes exemplos devem constituir um incentivo para os que estão à frente das instituições, para aqueles que já fizeram o seu percurso e para aqueles que agora vão começar a sua vida profissional”.

O Secretário Regional da Saúde saudou os novos licenciados, salientando que este dia é “um momento de festa”, que representa “o dobrar da esquina entre o tempo académico e o início de uma carreira profissional”, admitindo que, apesar de ser um momento festivo, é compreensível que existam preocupações quanto ao futuro.

“Todos têm acompanhado o esforço que se vem fazendo no sentido de reduzir as despesas no setor da Saúde e certamente verão aí um constrangimento a novas colocações de pessoal, afirmou Luís Cabral, ressalvando, no entanto, que as medidas de restrição nem sempre têm significado menores hipóteses de trabalho, “tendo-se  conseguido várias oportunidades de emprego para enfermeiros nos Açores”, ao contrário do que acontece noutros pontos do país.

Nesse sentido, recordou que foram contratados 72 novos enfermeiros em 2010, 65 em 2011, 107 em 2012 e, desde o início de 2013, já abriram 13 vagas para enfermeiros.



GaCS

Sem comentários: