quinta-feira, 2 de julho de 2015

Açores terão 12 novos cursos para a área de restauração e bar, anunciou Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou ontem, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores irá promover doze novos cursos de formação profissional para o setor de restauração e bar, que irão abranger mais de 240 pessoas.

Durante a intervenção proferida na inauguração do restaurante “Pé na Areia”, na Praia das Milícias, Vítor Fraga afirmou que estes cursos permitirão “pessoas cada vez mais qualificadas, para podermos ter melhor serviço, para prestarmos um serviço de excelência, contribuindo para aquilo que é fundamental, que é a sustentabilidade do setor do turismo”.

Dos doze novos cursos, seis serão de nível 4, ou seja, darão equivalência ao 12º ano, quatro deles serão no âmbito do programa Reativar e dois deles serão ministrados pela Escola de Formação Turística Hoteleira de Ponta Delgada (EFTH) para alunos pós-12º ano, destinando-se a pessoas formadas em áreas atualmente sem empregabilidade e que “têm aqui a possibilidade de reorientar a sua vida para um setor que todos nós acreditamos que vai florescer e vai criar novas oportunidades de emprego e de sucesso para aqueles que vierem a integrar este setor”, afirmou o Secretário.

O titular da pasta do Turismo frisou ainda a importância da restauração como “um subsetor fundamental” na área do turismo, pela capacidade de gerar riqueza, de criar melhores condições para aqueles que trabalham no setor e também com impacto em áreas laterais, nomeadamente ao nível das indústrias alimentares, assim como um papel fundamental na capacidade de criar experiências inesquecíveis a todos os visitantes.

“Isto não acontece por acaso, não acontece por si só”, denotou Vítor Fraga, para sublinhar a importância da formação adequada, assim como em todas as outras áreas “que têm um contato direto ou indireto com todos os que nos visitam, ou seja, com todos os turistas que vêm à Região”.

O Secretário Regional realçou, na inauguração deste empreendimento, o contributo dos empresários e entidades privadas na dinamização e recuperação de espaços públicos que estavam ao abandono, como era o caso, em especial tendo em conta que esta é uma localização “ímpar, com condições fantásticas”.

“Efetivamente estamos a presenciar um momento que tem um simbolismo especial, porque dá nota de um novo tempo que vivemos no setor do turismo, que dá nota do sentido de empreendedorismo dos nossos empresários, do seu dinamismo”, afirmou o Secretário Regional, lembrando ainda o empenho do Governo dos Açores em apoiar os empresários regionais.

“Estaremos sempre ao vosso lado, como temos estado e continuaremos a sempre a estar, porque entendemos que esta caminhada, que queremos de sucesso, que contribui de uma forma determinante para o desenvolvimento da Região, como é o setor do turismo, só se faz em conjunto” afirmou Vítor Fraga.

“Com o Governo dos Açores ninguém fica para trás. Trabalhamos para o bem de todos, trabalhamos com todos, para que o sucesso de cada um de vós, para o sucesso de cada um de nós, seja o sucesso de nós todos”, concluiu.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: