terça-feira, 7 de julho de 2015

Atuneiros madeirenses aderem ao Programa de Observação para as Pescas dos Açores

Os nove atuneiros da Madeira que tiveram autorização para operar no mar dos Açores durante esta safra de atum aderiram ao Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA), tendo já assinado a declaração de 'Embarcação Amiga do Golfinho'.

A assinatura deste documento, segundo recordou o Diretor Regional das Pescas, surge na sequência de um acordo entre o Governo dos Açores e o Governo da Madeira no início deste ano.

“Os atuneiros madeirenses aderentes vão poder pescar de salto e vara em zonas de pesca condicionada, à semelhança do que acontece com os atuneiros açorianos, sempre que tiverem observadores a bordo”, frisou Luís Costa.

O Diretor Regional salientou que a adesão dos atuneiros madeirenses ao POPA “dá resposta a uma pretensão do Governo dos Açores e a uma aspiração antiga da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores”.

“Todos os tunídeos capturados nos Açores vão agora poder gozar do certificado de ‘dolphin safe’ e ‘friend of the sea’, uma garantia de qualidade”, frisou Luís Costa, salientando o interesse do Governo Regional em “exportar o programa de observadores para outras partes do mundo que queiram introduzir os mesmos padrões de sustentabilidade na safra do atum”.

A declaração de 'Embarcação Amiga do Golfinho' tem a validade de um ano e proíbe à tripulação práticas intencionais que “matem, firam ou persigam mamíferos marinhos ou outras espécies marinhas protegidas”.

O POPA, instituído em 1999 como ferramenta para a gestão e monitorização das pescarias nos Açores, tem fornecido informação para os vários agentes dos setores das pescas, nomeadamente para os pescadores, investigadores e indústria.

Este programa recebe anualmente um apoio financeiro do Governo Regional, sendo que a verba atribuída em 2014 ascendeu a 172 mil euros.

Os observadores de pesca dos Açores durante a safra deste ano também serão responsáveis pela monitorização da gestão de resíduos a bordo e pela monitorização de lixo marinho flutuante.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: