quarta-feira, 15 de julho de 2015

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove exposição de cerâmica de Maria Pedro Olaio em Santa Maria

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) promove, a 24 de julho, pelas 15H30, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, a inauguração de uma exposição de cerâmica da autoria de Maria Pedro Olaio, intitulada “Passado Imperfeito”.

Esta iniciativa visa sensibilizar e motivar o público para a importância da revitalização da olaria em Santa Maria, onde a abundância de barro ali existente durante séculos fez da ilha uma terra de oleiros, estando, atualmente, esta arte praticamente abandonada.

Maria Pedro Olaio, natural de Coimbra e atualmente a residir em S. Miguel, nos Açores, é licenciada em cerâmica pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, tendo já realizado várias exposições, nomeadamente em Bruxelas (Bélgica), Leon (Espanha), Coimbra, Aveiro, Madeira e Açores.

Esta artista é responsável por uma interação inédita com a natureza na criação de peças cerâmicas, sendo o seu processo criativo iniciado com a utilização de argila no seu estado puro na ilha de Santa Maria e a coloração realizada pela contaminação de micro-organismos presentes nas nascentes termais da Freguesia das Furnas, em São Miguel.

A exposição "Passado Imperfeito" é, assim, uma união da arte com o património natural e cultural dos Açores, dando à Freguesia das Furnas e ao barro da ilha de Santa Maria uma perceção artística e não apenas ambiental.

A inauguração contará com a presença da Diretora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, Sofia de Medeiros, ficando a mostra patente ao público até 31 de agosto.

As visitas podem decorrer à segunda-feira, das 14h00 às 19h00, e de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00.



GaCS

Sem comentários: