quarta-feira, 15 de julho de 2015

Governo dos Açores investe 3,8 milhões de euros na construção de novo Centro de Abrigo Temporário em S. Miguel

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o novo Centro de Abrigo Temporário, espaço que será partilhado pela Cáritas de S. Miguel e pela Associação Novo Dia, é a
“maior obra na área da Solidariedade Social até ao final da legislatura”.

Andreia Cardoso falava na cerimónia de apresentação do projeto do futuro espaço de acolhimento temporário para pessoas sem-abrigo, que envolve um investimento do Governo dos Açores de cerca de 3,8 milhões de euros.

A Secretária Regional enalteceu o trabalho desenvolvido em parceria pelas duas instituições envolvidas, que conduziu à partilha deste espaço, adiantando que o concurso para a empreitada será lançado no próximo mês de agosto.

"A nossa prioridade é garantir que estes utentes possam transitar, o mais depressa possível e fruto de uma abordagem concertada e adaptada às suas necessidades individuais, para uma solução de habitação permanente", frisou Andreia Cardoso, apontando ainda como objetivos "garantir que preservam a sua dignidade, que retomam a normalidade, que se constituam como agentes ativos na definição dos seus percursos pessoais e que sejam plenamente integrados nas suas comunidades”.

O Centro de Abrigo Temporário terá capacidade para acolher 90 utentes, dos quais 60 em situação de acolhimento emergente ou temporário e 30 para formação.

“Durante a última década, aprendemos muito”, salientou a Secretária Regional, acrescentando que “combinar alojamento permanente com um conjunto articulado de serviços de apoio é a melhor forma de apoiar estes cidadãos na melhoria das suas condições de vida e de prevenir futuras ocorrências”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: