sexta-feira, 3 de julho de 2015

Congressista Devin Nunes orgulha os Açores pelo seu percurso, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo destacou, nas Velas, em S. Jorge, o orgulho que o Executivo regional tem nas comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.

Sérgio Ávila frisou que esse orgulho “é tanto maior quanto mais distante parece ser, aos olhos dos que não entendem o que é ser-se e sentir-se Açoriano, a ligação dos nossos emigrantes de segunda e terceira gerações a estes Açores de onde partiram os seus pais e avós.”

O governante, que falava quinta-feira na sessão de homenagem a Devin Nunes promovida pela Câmara Municipal das Velas, salientou que este congressista norte-americano, descendente de emigrantes da ilha de S. Jorge, é “um filho de gente desta Região que nos orgulha pelo seu percurso e que nos sensibiliza pelas demonstrações de amor aos Açores de que tem dado provas.”

Na sua intervenção, Sérgio Ávila sublinhou ser “imperioso salientar” o quanto a ação de Devin Nunes, no âmbito da questão da Base das Lajes, “se ajusta perfeitamente” ao que o Governo tem defendido em relação aos mais de um milhão de Açorianos e descendentes que compõem a Diáspora dos Açores.

“O que defendemos – o que desejamos – é que cada um deles seja o melhor cidadão possível no país em que vive, porque, ao ser bom americano nos Estados Unidos, bom canadiano no Canadá ou bom brasileiro no Brasil, estará a ser um bom filho ou neto desta terra”, frisou.

Para o Vice-Presidente do Governo, “Devin Nunes, sem se afastar um milímetro do que lhe compete enquanto político e bom norte-americano, ao pugnar pelos reais interesses dos Estados Unidos no contexto geoestratégico do Atlântico – e que passam por não diminuir as capacidades e a importância daquela estrutura militar nesta área – defendeu e defende os Açores.”

Para Sérgio Ávila, a homenagem prestada a Devin Nunes pela Câmara Municipal das Velas representa “um reconhecimento a que o Governo dos Açores se associa com honra e orgulho.”

O governante felicitou, ainda, a Câmara Municipal pelo arranque da 28.ª Semana Cultural das Velas, considerando que o evento tem vindo a consolidar-se no contexto regional e que é merecedor “do aplauso do Governo”.

“O sucesso de qualquer iniciativa, independentemente do setor de atividade ou do lugar em que se realize, nestas nossas ilhas, é o sucesso dos Açores”, frisou.

Sérgio Ávila recordou que o Governo dos Açores está a preparar a candidatura das Fajãs de S. Jorge ao estatuto de Reserva Mundial da Biosfera, esperando com essa distinção “um importante reconhecimento internacional do património natural e cultural” da ilha.

O estatuto de Reserva Mundial da Biosfera, segundo as expetativas governamentais, será “um contributo para o aproveitamento económico sustentável das fajãs, inserindo-se na estratégia de desenvolvimento e coesão territorial que o Governo dos Açores vem implementando e para cujo sucesso julga indispensável a cooperação de todos quantos a queiram dar.”

A propósito de cooperação, Sérgio Ávila salientou o bom entendimento e o espírito de colaboração que tem caraterizado a relação institucional entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal das Velas, na pessoa do seu Presidente, Luís Silveira, “com ganhos de eficiência que muito têm contribuído para o sucesso de medidas conjuntas e, estou certo, para o benefício deste concelho e da sua população.”

A sessão, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal das Velas, contou com a presença do Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas.



GaCS

Sem comentários: