sexta-feira, 3 de julho de 2015

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida na sessão de homenagem a Devin Nunes, promovida pela Câmara Municipal das Velas:

“Permitam-me que, numa breve intervenção, comece por saudar a presença do senhor Vice-Primeiro-Ministro do Governo da República.

É com muita satisfação que o Governo dos Açores regista a participação de V. Ex.ª numa cerimónia como esta e quero, nesta ocasião, reiterar o nosso desejo de continuar a contar com o seu interesse por esta Região, como V. Ex.ª tem demonstrado em outras oportunidades.

Permitam-me também felicitar a Câmara Municipal das Velas, na pessoa do seu Presidente, pela realização da 28.ª edição da Semana Cultural, cujo início se assinala neste ato público.

Uma já tão marcante longevidade de um evento congregador de manifestações culturais que transcendem o panorama estritamente regional e que, por isso mesmo, enriquece todos quantos aqui a desfrutam – quer os próprios Jorgenses, quer os muitos visitantes que aqui afluem –, merece o aplauso e o apoio do Governo dos Açores.

Sempre entendemos que o sucesso de qualquer iniciativa, independentemente do setor de atividade ou do lugar em que se realize, nestas nossas ilhas, é o sucesso dos Açores.

S. Jorge, que faz jus a um lugar muito próprio no contexto açoriano pela excelência da sua produção de queijo – e por isso mesmo tornando-se uma referência a nível nacional –, tem na sua Semana Cultural mais um fator que a diferencia, que a enriquece e que potencia a sua atratividade.

Integrada numa área de grande potencial turístico, como é a do Triângulo, e tornando-se indispensável criar ou consolidar elementos diferenciadores na oferta que as três ilhas disponibilizam, a ilha de S. Jorge está no bom caminho ao manter este evento há já 28 anos e ao enriquecer o seu programa a cada nova edição.

Como é do conhecimento público, o Governo dos Açores desenvolve neste momento todos os esforços no sentido de candidatar as Fajãs de S. Jorge ao estatuto de Reserva Mundial da Biosfera, o que, a concretizar-se, como esperamos, constituirá um importante reconhecimento internacional do património natural e cultural desta ilha.

Será também, do ponto de vista regional, um contributo para o aproveitamento económico sustentável das fajãs, inserindo-se na estratégia de desenvolvimento e coesão territorial que o Governo dos Açores vem implementando e para cujo sucesso julga indispensável a cooperação de todos quantos a queiram dar.

Cabe aqui, a propósito, salientar o bom entendimento e o espírito de colaboração que tem caraterizado a relação institucional entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal das Velas, com ganhos de eficiência que muito têm contribuído para o sucesso de medidas governamentais e, estou certo, para o benefício deste concelho e da sua população.

Permitam-me, também, que, em nome do Governo dos Açores, me associe à justa homenagem que a Câmara Municipal das Velas entendeu prestar, nesta sessão, ao congressista Devin Nunes, um filho de gente desta Região que nos orgulha pelo seu percurso e que nos sensibiliza pelas demonstrações de amor aos Açores de que tem dado provas.

Temos, de facto, muito orgulho nas nossas comunidades espalhadas pelo mundo. E esse orgulho é tanto maior quanto mais distante parece ser, aos olhos dos que não entendem o que é ser-se e sentir-se Açoriano, a ligação dos nossos emigrantes de segunda e terceira gerações a estes Açores de onde partiram os seus pais e avós.

Sabemos muito bem como é forte esse apelo e como é gratificante observar as suas manifestações, mesmo as mais simples, seja nos Estados Unidos, no Canadá, no Brasil, no continente ou onde quer que Açorianos de nascimento, ou de sangue, as evidenciem.

Em todas as comunidades açorianas vemos exemplos perfeitos daquilo que Vitorino Nemésio chamou um dia de 'Açorianidade', quer in loco, nas visitas que, infelizmente, não são tão frequentes quanto desejaríamos, quer pelo que nos chega das nossas Casas dos Açores, uma rede sem paralelo no contexto nacional que muito acarinhamos.

No caso do congressista Devin Nunes, um norte-americano em cujas veias corre sangue de gente destas ilhas, é imperioso salientar o quanto a sua ação no âmbito da questão da Base das Lajes se ajusta perfeitamente ao que sempre defendemos em relação ao mais de um milhão de Açorianos e descendentes que compõem a nossa Diáspora.

E o que defendemos – o que desejamos – é que cada um deles seja o melhor cidadão possível no país em que vive, porque, ao ser bom americano nos Estados Unidos, bom canadiano no Canadá ou bom brasileiro no Brasil, estará a ser um bom filho ou neto desta terra.

Devin Nunes, sem se afastar um milímetro do que lhe compete enquanto político e bom norte-americano que é, ao pugnar pelos reais interesses dos Estados Unidos no contexto geoestratégico do Atlântico – e que passam por não diminuir as capacidades e a importância daquela estrutura militar nesta área – defendeu e defende os Açores.

Temos, assim, que em Devin Nunes a Açorianidade tomou uma forma moderna, mas nem por isso menos concreta, valiosa e persistente, de defesa da terra que viu nascer os seus pais e avós, e de quem é herdeiro de uma forma de estar e de ser muito particular.

A 'coligação de amigos dos Açores', de que falou o Presidente Vasco Cordeiro para se referir aos que lutaram e lutam por esta Região nas várias instâncias do Poder norte-americano, tem em Devin Nunes um dos seus pilares mais fortes.

Faço minhas as palavras do Presidente do Governo, realçando que essa coligação “tem tido uma importância fundamental para que se demonstre a todos os que no Congresso dos EUA valorizam a relação com Portugal e com os Açores que essa relação se mantém, se fortalece e tem condições para frutificar no futuro.”

Que mais não fosse por isso – e o percurso de Devin Nunes tem sido, para bem dos Açores, muito mais do que isso –, a homenagem que aqui e agora lhe é prestada é um reconhecimento a que o Governo dos Açores se associa com honra e orgulho.

Muito obrigado”.

Anexos:
2015.07.02-VPGR-HomenagemDevinNunes.mp3

GaCS

Sem comentários: