segunda-feira, 6 de julho de 2015

Diretora Regional da Juventude destaca “enorme sucesso” do projeto ‘Music I Can’

A Diretora Regional da Juventude destacou o “trabalho excecional” e o “envolvimento incondicional” dos dirigentes e colaboradores da Associação Cultural Solidaried’arte e do Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela no projeto ‘Music I Can’.

Pilar Damião, que falava, em Ponta Delgada, na apresentação final do projeto, salientou o “enorme sucesso” desta iniciativa realizada no âmbito do programa europeu Juventude em Ação.

“A arte, em particular a música, serviu de veículo para os jovens adquirirem competências-chave, em contexto não formal, indispensáveis na aprendizagem ao longo da vida”, frisou.

O projeto ‘Music I Can’ utilizou a música, nomeadamente através da criação de bandas e DJ’s, para atuar junto dos jovens em risco e/ou em situação de exclusão social e cultural, envolvendo cerca de 66 jovens dos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande.

Esta iniciativa, promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, em parceria com a Solidaried’arte e com o Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela, teve como objetivo principal proporcionar a esses jovens um espaço de ensino/aprendizagem não formal, abordando e trabalhando competências e aptidões musicais, culturais, pessoais e sociais, bem como as que promovem a integração e a consciência de uma cidadania nacional e europeia, ativa e participativa.

Pretendeu-se, ainda, que este projeto proporcionasse aos jovens a oportunidade de serem atores do seu próprio processo de mudança e integração, assim como agentes de mudança dos seus pares, com base nos princípios de igualdade, diversidade cultural, equidade, empreendedorismo e tolerância.

Na sua intervenção, a Diretora Regional da Juventude salientou também que o Erasmus+, nomeadamente o Juventude em Ação, “é um programa para todos”.

Nesse sentido, frisou que o Juventude em Ação “aspira mudar a vida das pessoas e potenciar os projetos dos jovens, criando experiências e oportunidades, promovendo a mobilidade, impulsionando os resultados da aprendizagem, ligando pessoas através de laços culturais apoiados por um conjunto comum de valores, com base numa união de políticas de forma a promover o desenvolvimento social e o crescimento económico na Europa”.

Pilar Damião manifestou, por isso, a disponibilidade da Direção Regional da Juventude para "apoiar no processo de candidaturas, nomeadamente no preenchimento de formulários e acompanhamentos de projetos".



GaCS

Sem comentários: