quinta-feira, 2 de julho de 2015

DRE promove formação no âmbito do ProSucesso para a área da educação especial

A Direção Regional da Educação (DRE) promove, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, um conjunto de ações de formação para docentes, psicólogos e demais técnicos afetos à Educação Especial de todas as unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional.

A primeira ação, que decorrerá em Angra do Heroísmo, a partir da próxima segunda-feira, dia 6, e se prolongará até 9 de junho, abrange um total de 280 formandos.

Esta ação, que será orientada pela psicóloga Sandra Martins, visa, como as que se lhe seguem ao longo do ano letivo de 2015/16, promover condições mais efetivas de inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais nas nossas escolas, proporcionando respostas educativas adequadas e uma avaliação dinâmica, interativa e multidimensional.

Pretende-se, ainda, que os intervenientes adquiram um conhecimento mais sustentado e crítico do modelo da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde – versão para crianças e jovens (CIF – CJ). 

Este momento formativo parte das dificuldades sentidas pelos técnicos e docentes especializados, no âmbito do processo de avaliação, elegibilidade e intervenção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, concretamente na avaliação da funcionalidade e incapacidade dos alunos elegíveis para programas de educação especial.

Por isso, de acordo com a DRE, serão “proporcionados momentos de experimentação da aplicação da CIF-CJ, tendo por base uma metodologia de resolução de problemas”.

A formadora, Sandra Martins, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é pós-graduada em Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente, e desempenha funções na EBI Francisco Ferreira Drummond, desde 2012, e também na Casa do Povo de Porto Judeu, desde 2011, dinamizando, em parceira com a Direção Regional da Solidariedade Social, o Programa de Educação Parental “Famílias com Filhos Fantásticos”, para famílias com filhos com deficiência.



GaCS

Sem comentários: