quinta-feira, 9 de julho de 2015

Governo dos Açores adjudica empreitada para conclusão do Centro de Interpretação da Cultura do Ananás

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, adjudicou hoje a empreitada de conclusão da obra do Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, na Freguesia da Fajã de Baixo, em São Miguel, à empresa Caetano & Medeiros – Sociedade de Construção e Imobiliária, Lda., pelo valor de cerca de 310 mil euros.

A obra, que tem um prazo de execução de 200 dias, foi adjudicada no âmbito do concurso lançado na sequência da resolução do anterior contrato, decorrente da incapacidade da construtora adjudicatária em prosseguir e concluir a empreitada.

O projeto prevê a recuperação e ampliação de um edifício situado no centro da freguesia da Fajã de Baixo, no Concelho de Ponta Delgada, onde se iniciaram as primeiras plantações de ananás, que se estenderam posteriormente aos municípios de Lagoa e Vila Franca do Campo.

Esta importante localização do edifício, a nível concelhio, ganha nova projeção por estar situado no Largo da Igreja, junto a dois edifícios emblemáticos e de valor patrimonial reconhecido, nomeadamente a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos e o Solar de Fonte Bela, e também pela possibilidade de conduzir os visitantes para outros pontos da ilha igualmente relacionados com a cultura do ananás.

O acesso principal ao Centro de Interpretação da Cultura do Ananás foi colocado na fachada poente, enquanto o acesso por rampa, para pessoas com mobilidade condicionada, foi colocado na fachada nascente, ambos dando acesso à Sala de Entrada, onde se encontrará a receção, com produtos de 'merchandising' ligados à cultura do ananás e que irão complementar os conteúdos apresentados no Espaço Expositivo.

No primeiro piso funcionará a Sala de Leitura, que terá uma pequena biblioteca onde estarão disponíveis livros e documentação diretamente relacionados com a temática do Centro de Interpretação.



GaCS

Sem comentários: