sexta-feira, 10 de julho de 2015

Grupo de alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande vence Concurso Açores: Mar de Culturas

O Governo dos Açores anunciou hoje que a segunda edição do Concurso Açores: Mar de Culturas teve como vencedor um grupo de alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande, constituído por Inês Furtado, Filomena Gonçalves e António Garcia.

O concurso, promovido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, tinha como tema a imigração nas ilhas açorianas e era dirigido a alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade e dos dois primeiros anos dos cursos profissionais de nível 4 inscritos em estabelecimentos de ensino da Região.

O trabalho vencedor, tendo como pano de fundo diversos cenários da paisagem açoriana, centra-se no enquadramento geral da imigração no arquipélago, destacando aspetos da história migratória de vários imigrantes, através das razões e expetativas que motivaram a sua  partida do país de origem, a chegada e a integração na sociedade recetora.

A reportagem elaborada pelos três alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande apresenta os Açores como um espaço que acolhe bem a diversidade e rejeita qualquer forma de discriminação racial e cultural, apresentando testemunhos de imigrantes residentes na ilha de S. Miguel, oriundos do Canadá, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Inglaterra e Itália.

O concurso teve como objetivo sensibilizar e incentivar os jovens estudantes para o estudo aprofundado desta temática no âmbito insular, destacando e valorizando dois fatores imprescindíveis para o sucesso de uma plena integração social, nomeadamente a diversidade cultural e a interculturalidade, e tirando partido das novas tecnologias de comunicação e da imagem para atingir esse objetivo.

 Os estudantes concorreram em grupos de três elementos, com a orientação de um professor responsável pelo acompanhamento da execução do projeto, cujos resultados foram apresentados em vídeo, sob a forma de reportagem jornalística, histórica e criativa.

Os trabalhos apresentados a concurso foram avaliados por um júri composto por representantes da Direção Regional das Comunidades, da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e da Cresaçor – Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante, que incluía também o cineasta Manuel Bernardo Cabral e a jornalista Rosário Quaresma, da RTP/Açores.

Os vencedores do concurso terão como prémio uma viagem ao arquipélago de Cabo Verde, país de origem de uma das principais comunidades de imigrantes na Região, onde terão oportunidade de visitar diversas instituições que desenvolvem a sua atividade no âmbito das migrações, bem como conhecer os aspetos socioculturais da sociedade cabo-verdiana.



GaCS

Sem comentários: