quarta-feira, 1 de julho de 2015

Legado de José Medeiros Ferreira deve ser considerado fonte de inspiração, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo defendeu que o legado de José Medeiros Ferreira deve ser considerado, sobretudo, como “fonte de inspiração” e destacou o contributo que o antigo deputado à Assembleia da República deu para os avanços da Autonomia, com o seu envolvimento nos processos de revisão constitucional e da Lei de Finanças das Regiões Autónomas.

“José Medeiros Ferreira não é apenas um Açoriano que teve uma carreira brilhante no continente. É um Açoriano que, no continente, nunca esqueceu os Açores, em qualquer uma das suas vertentes”, salientou Vasco Cordeiro, que falava, em Ponta Delgada, numa sessão de homenagem ao antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e que incluiu o lançamento do livro “José Medeiros Ferreira: Liberdade Interventiva”.

Ao nível político, Vasco Cordeiro destacou o papel que José Medeiros Ferreira, enquanto deputado à Assembleia da República, desempenhou em matérias de grande relevância para a Autonomia, como foram as revisões da Constituição Portuguesa do final da década de 90 e de 2004, assim como a sua participação na Lei de Finanças das Regiões Autónomas, em 1998.

“Tudo isso são razões para que a Região Autónoma dos Açores esteja grata e reconhecida pelo contributo que José Medeiros Ferreira deu para a nossa Autonomia”, afirmou o Presidente do Governo, ao realçar, ainda, a vertente académica de José Medeiros Ferreira, detentor de uma vasta bibliografia a propósito de questões que relacionava também com a Região.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que o legado de José Medeiros Ferreira, além da memória e do reconhecimento, deve ser considerado, sobretudo, como “fonte de inspiração para estes dias que vivemos e para o otimismo que, apesar de tudo, ele tinha na forma como via a vida e se relaciona com as dinâmicas à sua volta”.

O Presidente do Governo recordou, ainda, que, em boa hora, a Região deu conta do apreço e da forma como considera o trabalho e a personalidade de Medeiros Ferreira, ao atribuir-lhe, em 2009, a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, mas também com a criação, por parte do Governo, do Programa de Bolsa de Estudos com o seu nome para frequência de cursos de nível pós-graduado em estudos europeus.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: