quarta-feira, 1 de julho de 2015

Avelino Meneses confirma que Museu Francisco de Lacerda vai ter, a partir de 2016, novas instalações

O Governo dos Açores vai iniciar no próximo ano, na Vila da Calheta, a construção do novo Museu Francisco de Lacerda, anunciou ontem o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava na apresentação do projeto de arquitetura desenvolvido por uma gabinete da especialidade, revelou que o investimento nesta obra, cujos procedimentos concursais deverão estar concluídos até finais de 2015 ou o mais tardar início de 2016, deverá rondar os quatro milhões de euros.

Este projeto, que terá como ponto alto a música, está contemplado na Carta Regional de Obras Públicas e no Plano de Investimentos da Região para 2015 com mais de meio milhão de euros, adiantou.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, esta nova infraestrutura justifica-se na medida em que “ como é sabido nem todas as instalações museológicas dos Açores possuem as instalações mais adequadas para o desenvolvimento das duas atividades”. É o que, frisou, “se passa concretamente, aqui em S. Jorge”.

Avelino Meneses recordou, na ocasião, que na dependência do Governo existem quatro museus regionais, nomeadamente em S. Miguel, Terceira, Faial e Pico, todos eles “museus polinucleados” e quatro museus de ilha localizados em S. Maria, Graciosa, S. Jorge e Flores.

Além de na ilha do Corvo, dada “a especificidade do território, possuirmos agora, em desenvolvimento, um denominado ecomuseu, que é, ou será, muito mais do que um edifício com exposição e reservas, por que será de certa forma uma tentativa de converter a própria ilha num museu, beneficiando de todas as suas dimensões, quer seja a territorial, a paisagística, a patrimonial, a social ou a económica”, referiu.

O projeto agora apresentado dará lugar à implementação do novo espaço museológico no edifício industrial da Antiga Fábrica de Conservas Marie D’Anjou, situado em frente ao porto da Calheta, com “a intenção clara de se associar à requalificação imobiliária” da vila jorgense, frisou por seu lado o Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes.

Este empreendimento, que se desenvolverá por três núcleos relacionados com a ilha, a música e a indústria conserveira, procurará dar resposta às crescentes necessidades de reformulação e redimensionamento do espaço físico do Museu Francisco de Lacerda.

As atuais instalações debatem-se com a exiguidade de espaços e outras condições, fatores que condicionam, quer a conservação do acervo existente, quer a aquisição de novo espólio, quer ainda a capacidade de captação de diferentes públicos, através do Serviço Educativo e de iniciativas culturais.

Anexos:
2015.06.30-SREC-MuseuSJorge.mp3

GaCS

Sem comentários: