segunda-feira, 6 de julho de 2015

Obra de abastecimento de água a 25 explorações agrícolas da Ribeira Grande já está em curso

O Governo dos Açores deu início à empreitada de construção do sistema de abastecimento de água à pecuária e do reservatório com capacidade para 100 m3 no Caminho da Soca, na Freguesia de Fenais da Ajuda, Concelho da Ribeira Grande, que beneficiará 25 explorações agrícolas.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, vai apoiar, em particular, a atividade dos agricultores das freguesias dos Fenais da Ajuda e da Lomba de S. Pedro, inseridas no Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Central da Ilha de São Miguel.

O projeto prevê o aproveitamento do excedente de uma captação numa nascente municipal já existente, através do melhoramento de uma caixa de retenção que encaminhará as águas através de tubagem até ao novo reservatório.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da IROA, tem atualmente em curso ou em fase de adjudicação obras que se traduzirão num aumento de 2.640 m3 na capacidade de armazenamento e em mais 20 quilómetros de condutas e 250 ramais na Região.

A construção e beneficiação de caminhos agrícolas, de sistemas de abastecimento de água e fornecimento de energia às explorações visa contribuir para a competitividade da produção regional, através da redução dos custos de exploração, e, também, para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores.



GaCS

Sem comentários: