terça-feira, 14 de julho de 2015

Políticas de Habitação do Governo dos Açores já apoiaram 460 famílias da Ribeira Grande nesta legislatura

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, na Ribeira Grande, que já foram beneficiadas nesta legislatura, nas diversas modalidades de apoio à habitação, cerca de 460 famílias residentes no Concelho da Ribeira Grande.

“Já foram autorizados 461 apoios no âmbito dos diversos programas de apoio à habitação, geridos pela Direção Regional da Habitação, num valor superior a 4,3 milhões de euros", afirmou Andreia Cardoso, acrescentando que, deste valor global, "quase dois milhões de euros, correspondendo a 200 agregados familiares, referem-se a investimento na recuperação e requalificação do património habitacional edificado”.

Andreia Cardoso falava à margem de uma visita a algumas famílias beneficiadas pelos apoios à recuperação de habitação própria nas freguesias de Conceição e de Santa Bárbara, no concelho da Ribeira Grande, em S. Miguel.

Esta visita ocorreu na sequência de acordos de colaboração firmados entre a Região e as juntas de freguesia com o objetivo de, através das parcerias estabelecidas, garantir a boa gestão das verbas públicas e afetar vários contributos à melhoria das condições de segurança e salubridade dos imóveis intervencionados.

“O trabalho em parceria tem sido um instrumento fundamental para, com a mesma afetação de recursos financeiros, conseguir chegar a mais famílias já que, de alguma forma e na medida das suas capacidades, as entidades parceiras do Governo Regional contribuem com recursos próprios, que vão desde a gestão dos apoios, passando pela afetação de mão-de-obra até, em alguns casos, disponibilizando parte dos materiais de construção utilizados nas operações de reabilitação habitacional”, salientou a Secretária Regional.

As mais de 1.400 pessoas que integram as cerca de 460 famílias beneficiárias encontram-se dispersas por todas as freguesias que constituem o município ribeiragrandense.

“É importante informar que o processo de autorização das candidaturas aos apoios à recuperação de habitação degradada é desencadeado em função da prioridade que lhes é conferida por critérios técnicos e no âmbito do enquadramento financeiro afeto à respetiva medida de apoio", afirmou Andreia Cardoso.

"Autorizamos aquilo que nos é possível pagar, evitando-se, dessa forma, a criação de falsas expetativas”, acrescentou a Secretária Regional, referindo que o Executivo está a dar continuidade a uma atividade de verificação do trabalho realizado localmente, para permitir constatar como estes apoios públicos têm permitido melhorar as condições de vivência das famílias beneficiárias.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: