terça-feira, 14 de julho de 2015

Serviço Regional de Proteção Civil participa em projeto europeu sobre Perigosidade e Risco Vulcânico

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) será Colaborador Externo no Projeto Europeu sobre Perigosidade e Risco Vulcânico ‘VeTOOLS’, que visa o desenvolvimento e implementação de ferramentas informáticas (e-tools) para a avaliação da perigosidade vulcânica e gestão de risco vulcânico.

O convite partiu da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), uma das entidades parceiras deste projeto, que conta ainda com a parceria do Conselho Superior de Investigações Científicas, de Espanha, e do Instituto de Ciências da Terra, da Universidade da Islândia.

A iniciativa, que pretende promover a interação e a cooperação entre cientistas e elementos da Proteção Civil dos países parceiros, foi aprovada pelo Departamento de Ajuda Humanitária e Proteção Civil da União Europeia (ECHO), sendo financiado pela Comissão Europeia.

Na Região Autónoma dos Açores, o principal objeto de estudo será a ilha do Pico, colaborando o SRPCBA neste projeto através da partilha de dados sobre as ilhas do Grupo Central.

Deste modo, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores terá uma colaboração científica com o projeto no que respeita ao desenvolvimento e à aplicação destas ferramentas no ciclo de catástrofe e decisão em situações de crise sismo-vulcânica.



GaCS

Sem comentários: