quarta-feira, 8 de julho de 2015

Três obras de construção de infraestruturas de apoio à agricultura consignadas na ilha Terceira

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da IROA, consignou mais três empreitadas inscritas na Carta Regional de Obras Públicas, de significativa importância para a segurança e para o desenvolvimento da atividade agrícola na ilha Terceira, num investimento público global superior a 180 mil euros.

A empreitada de construção e beneficiação do caminho agrícola CS2-Canada da Vista, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) Cinco Ribeiras/Santa Bárbara, no Concelho de Angra do Heroísmo, vai garantir uma boa acessibilidade às explorações agrícolas confinantes e a ligação a outros caminhos, permitindo a poupança de custos de exploração por via do encurtamento dos percursos.

Este projeto prevê o alargamento e a união de duas canadas que ligam à Canada da Ribeira das Cinco, a nascente, e à Canada da Praia, a poente, assim como a execução de uma valeta para drenagem das águas pluviais, a construção de muros de vedação e de um pavimento em betuminoso, numa extensão de 689 metros.

Por seu lado, a construção do Reservatório da Ribeira dos Moinhos, na Agualva, Concelho da Praia da Vitória, vai servir cerca de quatro dezenas de explorações agrícolas e aumentar a capacidade de armazenamento de água para 100 m3, em vez dos atuais 30 m3.

A obra, que também prevê a execução de uma área de abastecimento e circulação para tratores e carrinhas, vai permitir o abastecimento normal aos lavradores das freguesias da Agualva e Vila Nova.

Em caso de falta de água por estio, este investimento vai também beneficiar outras freguesias, como Quatro Ribeiras e São Brás.

A terceira empreitada agora consignada refere-se à construção de uma passagem hidráulica em betão no Caminho do Meio, que liga à Ribeira do Outeiro Filipe, de forma a garantir a vazão do caudal da ribeira em situações de cheia ou de elevada precipitação, como ocorreu a 15 de dezembro de 2009, protegendo as explorações da freguesia da Agualva.



GaCS

Sem comentários: