quarta-feira, 8 de julho de 2015

Luís Cabral afirma que todos os hospitais dos Açores já têm Unidades de Cirurgia de Ambulatório em pleno funcionamento

O Secretário Regional da Saúde manifestou hoje, na Horta, satisfação pelo facto de os três hospitais dos Açores já disporem de Unidades de Cirurgia de Ambulatório (UCA), salientando a mais-valia que a organização da atividade cirúrgica neste modelo proporciona aos utentes e aos profissionais de saúde.

Luís Cabral, que falava à margem de uma visita à Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital da Horta, a funcionar há cerca de um mês, frisou que estas unidades permitem que "as cirurgias sejam efetuadas com mais rapidez, conforto e segurança”, o que possibilita ao utente "regressar à sua vida ativa mais rapidamente”.

“Desde o início deste mandato que é vontade do Governo dos Açores que todos os hospitais tenham as suas Unidades de Cirurgia de Ambulatório. Com o início da atividade desta unidade na Horta passamos a ter os três hospitais da Região com UCA, garantindo este serviço a todos os Açorianos”, afirmou o Secretário Regional.

O responsável pela pasta da Saúde frisou que os resultados têm sido “muito satisfatórios”, salientando que “o objetivo inicial para o primeiro mês de atividade desta unidade era que 50% do total de cirurgias do hospital fossem feitas em regime de ambulatório” e, segundo foi revelado pelos profissionais da unidade, essa meta foi ultrapassada, estando “acima do expectável, na ordem dos 60%”.

Luís Cabral afirmou que esta unidade de ambulatório “vai permitir que as listas de espera cirúrgicas diminuam com maior rapidez”, garantindo que a experiência no Hospital da Horta “tem sido muito positiva e bem recebida”, quer por profissionais de saúde, como pelos próprios utentes, nomeadamente de outras ilhas, que dispõem com esta unidade de um alojamento disponibilizado pelo hospital para que possam cumprir os critérios necessários para alta após a cirurgia.

O apetrechamento da Unidade de Cirurgia Ambulatório contou com a colaboração do Rotary Club da Horta, que ofereceu o mobiliário para a sala de espera.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: