sexta-feira, 3 de julho de 2015

Vasco Cordeiro anuncia construção de novas instalações para a Escola Canto da Maia

O Presidente do Governo anunciou hoje um investimento de cerca de 17 milhões de euros na construção de novas instalações para a Escola Canto da Maia, em Ponta Delgada, cujo lançamento do concurso público para a empreitada, com um prazo de execução de 24 meses, será aprovado na reunião do Conselho do Governo agendada para a próxima semana.

“Mas não é só com obras que se constroem as condições necessárias para o nosso sistema educativo poder cumprir a sua função", afirmou Vasco Cordeiro, salientando "desde logo, a tranquilidade que queremos imprimir a todo este processo, estando já definido 14 de setembro como a data de arranque do ano letivo na nossa Região”.

O Presidente do Governo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de construção da nova Escola Básica da Ribeira Grande - EB 1,2/JI Gaspar Frutuoso, com capacidade para 1.100 alunos, distribuídos pelo jardim-de-infância e primeiro e segundo ciclos, e que representa um investimento de cerca de 16 milhões de euros, com um prazo de execução de cerca de 17 meses.

Vasco Cordeiro salientou que esta nova escola da Ribeira Grande, que corresponde ao cumprimento de um compromisso assumido, insere-se no processo mais vasto de melhoria das infraestruturas escolares por toda a Região, como é exemplo, entre outros, a construção em curso da escola das Lajes do Pico, a conclusão da escola das Velas, o concurso para a escola da Calheta, o projeto da segunda fase da grande requalificação da EBI da Horta, a requalificação da EBI de Rabo de Peixe e da escola Antero de Quental, as novas instalações da escola dos Arrifes e a intervenção de reordenamento na escola da ilha do Corvo.

“Isso dá bem uma ideia da dimensão deste processo de requalificação do parque escolar que vai conhecendo uma concretização consecutiva”, frisou o Presidente do Governo, ao destacar a importância de outras medidas dirigidas ao sucesso escolar das crianças e jovens dos Açores.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou o caso do Programa ProSucesso, “um elemento fundamental para criar, cada vez mais, as condições que garantam o sucesso escolar" no sistema educativo regional e que, depois de ter sido apresentado em abril e do período de debate público que terminou em junho, está em condições de ser implementado a partir do próximo ano letivo.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou, porém, que “nenhum dos protagonistas deste processo pode cair no erro de pensar que, por termos o Programa ProSucesso, a questão do sucesso educativo está resolvida”.

“Este é um passo que não tem resultados instantâneos ou mágicos, mas que demonstra a nossa vontade e determinação de encarar de frente este desafio com que estamos confrontados”, garantiu Vasco Cordeiro, ao sublinhar que este processo tem de “contar com o contributo de todos, a começar pelas famílias açorianas, onde a questão do sucesso educativo deve constituir uma prioridade de primeira ordem”.

O Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que o arranque da obra da nova escola da Ribeira Grande dá bem nota da atenção e do cuidado que, da parte do Governo dos Açores, existe em relação ao Concelho da Ribeira Grande.

“Este não é o único investimento público no Concelho da Ribeira Grande. Apenas nesta legislatura, entraram já em funcionamento neste concelho investimentos que, promovidos ou apoiados pelo Governo dos Açores e contabilizando esta nova escola, ascendem a cerca de 60 milhões de euros”, salientou Vasco Cordeiro.

Nesse âmbito, apontou os exemplos do novo Porto de Pescas de Rabo de Peixe, do Pavilhão de Exposições de S. Miguel e do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, assim como diversos investimentos privados que contaram com o apoio do Executivo Regional.

Anexos:
2015.07.03-PGR-1ª PedraEscolaRibGrande.mp3

GaCS

Sem comentários: