quinta-feira, 26 de maio de 2011

Adquiridas quatro lanchas de pilotagem para as ilhas de S. Jorge, Pico, Faial e Flores



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Economia, procedeu à adjudicação da aquisição de quatro novas lanchas destinadas ao serviço de pilotagem nas ilhas São Jorge, Pico, Faial e Flores, num investimento superior a 2 milhões de euros.

O contrato agora celebrado prevê, além da construção e acabamentos, também a realização de testes e a respectiva entrega das lanchas, prontas a navegar e a entrar ao serviço, com todos os certificados e documentos exigidos pelas entidades nacionais e sociedade de classificação.

Para o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, este trata-se de mais investimento do Governo dos Açores no âmbito da economia do Mar “que constitui uma das apostas estratégicas que tem vindo a ser concretizada em todas as ilhas da Região”.

Segundo Vasco Cordeiro, “o Mar constitui um pólo dinamizador do desenvolvimento económico da Região e pode ser considerado um instrumento fundamental para a coesão de todas as nossas ilhas”.

“O Governo dos Açores tem apostado na rede portuária regional, na melhoria das suas condições, mas também dos equipamentos aí existentes, assim como nos transportes marítimos, por entender que este é um sector determinante para o sucesso das nossas empresas e para a economia das nossas ilhas”, considera.

Estas novas lanchas para a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental são destinadas ao transporte de pilotos mas podem igualmente, pelas suas características e equipamentos, servir como pequenos rebocadores, auxiliando as manobras dos navios nas infra-estruturas portuárias onde estiverem a operar.

O prazo de entrega das quatro embarcações em causa nos portos de Velas, São Roque do Pico, Horta e Lajes das Flores é de 12 meses, devendo as mesmas ser concluídas com relatórios de provas, cadernos de estabilidade e experiências, subsistindo sobre as mesmas um prazo de garantia de 2 anos.

O fornecimento das embarcações está a cargo da empresa irlandesa Safehaven Marine Limited, com sede em Ashgrove, cidade de Cobh (Cork). As lanchas em questão terão 11,5 metros de comprimento de fora-a-fora, serão equipadas com dois motores de 425 HP cada, atingindo a velocidade operacional de 18 nós.


GaCS/NM

Sem comentários: