segunda-feira, 23 de maio de 2011

Governo apoia projectos da Associação Geoparque Açores



O Governo Regional atribuiu à Associação Geoparque Açores uma comparticipação financeira de 32.000 euros destinada a fazer face às despesas com projectos a desenvolver durante o corrente ano por aquela associação de direito privado sem fins lucrativos.

A decisão consta de um despacho do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, hoje publicado em Jornal Oficial, e visa custear projectos e acções de promoção e sensibilização ambiental no âmbito da criação do Geoparque Açores e sua candidatura às Redes Europeia e Global de Geoparques.

Álamo Meneses justifica a decisão alegando que um geoparque “promove valores como a conservação da natureza (designadamente pela preservação de geossítios de particular importância), a responsabilidade e consciencialização ambiental (através de actividades educativas e de investigação e divulgação científica) e o desenvolvimento regional”.

De acordo com o governante, a existência de um geoparque estimula também “a actividade económica e o desenvolvimento sustentável das populações da sua área de influência, em especial através da promoção do seu património geológico como mote para atrair visitantes e turistas”.

Com sede na cidade da Horta, a Associação Geoparque Açores é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que representa a estrutura de gestão do Geoparque Açores, responsável pela dinamização desta estrutura na Região, bem como pelo desenvolvimento do processo de candidatura do Geoparque Açores às redes Europeia e Global de Geoparques.


GaCS/HO/FG

Sem comentários: