sexta-feira, 27 de maio de 2011

Governo aposta nas energias sustentáveis como sector económico importante no futuro dos Açores



As questões relacionadas com a energia têm vindo a assumir um papel central nos processos de desenvolvimento económico, revelou, esta manhã, em Ponta Delgada, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar.

Álamo Meneses falava no âmbito do Seminário de Apresentação da Política Energética da Região e da Utilização de Energias Renováveis nos Açores à Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michèle Sabban, que se encontra de visita à ilha de S. Miguel.

Na ocasião, o governante afirmou, que o arquipélago e o resto do mundo estão empenhados no sentido de encontrar alternativas energéticas que permitam satisfazer simultaneamente, os requisitos de eficiência económica, de disponibilidade e de segurança, com os requisitos de respeito pelo ambiente e de sustentabilidade.

Cada vez mais, segundo disse, os problemas relacionados com as alterações climáticas e com as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, levam à necessidade de se criar uma estratégia sustentável e realista para os recursos energéticos

Para o Secretário Regional do Ambiente e do Mar o grande desafio passa pelo facto de regiões como a nossa, que no último século foram importadoras de energia, poderem nas próximas décadas transformarem-se em regiões auto-suficientes do ponto de vista energético.

Vivemos em ilhas que são pequenas e durante muitos anos foram consideradas totalmente dependentes de energia do exterior, mas afinal são um dos ambientes mais ricos em energia em todo o planeta, acrescentou o governante.

Assim sendo, a energia geotérmica, que hoje é uma tecnologia mais madura, na ilha de S. Miguel já abastece cerca de 50% das necessidades energéticas diárias, por seu turno a eólica já atinge uma percentagem importante do abastecimento em algumas das ilhas do arquipélago, ambas com bastante potencial de crescimento, enalteceu Álamo Meneses.

Porém, a melhoria da eficiência energética e da utilização das fontes renováveis, em particular conseguir resolver as questões relacionadas com o armazenamento da energia, são áreas também em grande desenvolvimento, sublinhou o governante.

Álamo Meneses defende, por isso, que é primordial reflectir sobre o futuro energético da nossa Região e analisar os cenários em que o desenvolvimento das questões da energia pode ter lugar no futuro.

Nesse sentido, o encontro de hoje, na opinião do Secretário Regional do Ambiente e do Mar é um momento de reflexão e de divulgação do que já está feito e do que pode ser feito mas, também, é uma chamada de atenção para toda a comunidade para a necessidade de olhar para a energia de forma diferente.

Por outro lado, argumentou, que o arquipélago tem vindo a fazer um investimento na formação dos jovens e, em particular, na formação tecnológica, com a criação de cursos que abrem novas oportunidades de emprego mas, também, de desenvolvimento tecnológico, com a criação de novas áreas na economia.

O governante lançou, por isso, um desafio aos jovens àqueles que querem entrar nessa área, de que o executivo regional olha com esperança para essa entrada e espera que as energias sustentáveis venham a constituir um sector económico importante no nosso futuro.



GaCS/LM

Sem comentários: